Por Matheus Albino / Especial para o JC
Com o preço médio da gasolina em R$ 3,35 no Recife, o motorista busca formas de economizar sem ter que deixar o carro na garagem. Existe uma alternativa que pode reduzir os gastos com combustíveis em até 60%. Não se trata de uma mágica, nem de uma nova tecnologia criada por japoneses. É o Gás Natural Veicular (GNV), um tipo de combustível bem mais econômico e menos poluente que os líquidos (gasolina, etanol e diesel).
Qualquer carro pode ser convertido para uso do gás. Basta colocar um kit que custa de R$ 2.500 a R$ 5.600, dependendo do tamanho do cilindro, que é onde o gás vai armazenado. Quem entende do assunto afirma que a procura é grande, principalmente por quem trabalha com o carro, como taxistas, motoristas de Uber ou frotistas.
“Se o motorista roda muito com o carro, em torno de 5 mil km por mês, ele tira esse investimento em torno de três meses”, afirma Eimar Vasconcelos, proprietário da Via Gás, oficina especializada na instalação de GNV que fica na avenida Abdias de Carvalho, no Recife.
Ele acrescenta que, no caso de motoristas que usam o veículo de forma particular, rodando em média menos de mil quilômetros por mês, o retorno seria em dois anos e meio. Para encher um cilindro de menor porte, com 15 cm³ de capacidade, por exemplo, o motorista gasta em torno de R$ 30 e roda cerca de 19o km, dependendo do modelo do veículo.
Mas apesar de sua eficácia muita gente ainda torce o nariz e tem medo de instalar o GNV alegando que o carro pode perder potência e até mesmo ter peças danificadas. Além disso o cilindro ocupa boa parte do porta-malas do veículo, reduzindo a capacidade de transportar bagagem. O JC conversou com especialistas que trabalham com GNV e eles afirmaram que, com a chegada da quinta geração do kit GNV, o veículo não perde força, mantendo o desempenho muito próximo do original. A durabilidade do motor também não é afetada.
UTILIZAÇÃO
Mesmo com o kit GNV instalado a dica é para o condutor continuar de vez em quando abastecendo o carro com o combustível líquido (gasolina ou etanol). Acostumar o motor apenas com gás natural pode prejudicar o funcionamento de peças como cabos de vela e vela de ignição, já que os motores não foram preparados para rodar apenas com este combustível.
Segundo o consultor automotivo da Alpha Consultoria, Alexandre Costa, não há motivos para se preocupar na hora de parar num posto e abastecer com GNV. “Por ser gasoso, e mais leve que o ar, em caso de vazamento o gás não se acumula no ambiente, reduzindo o risco de incêndio. Ele é muito mais seguro que a mesma situação com gasolina, etanol ou diesel”, explica.
Para instalar o kit gás o condutor deve procurar uma oficina especializada que trabalha com este equipamento e devidamente credenciada pelo Instituto Nacional de Metodologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).