Saiba como usar as redes sociais para alavancar sua carreira e o que evitar para não prejudicá-la

São 10 dicas preciosas de como usar suas redes sociais: 5 para te ajudar na carreira ou na conquista de um novo emprego e 5 para você evitar e não se prejudicar
Felippe Pessoa
Publicado em 14/09/2020 às 6:00
Nos dias de hoje é raro encontrar alguém que não está conectado às redes sociai Foto: Pexels


Nos dias de hoje é raro encontrar alguém que não está conectado às redes sociais. No ônibus, no shopping ou no escritório, todos estão com seus smartphones nas mãos dando uma olhadinha no Whatsapp, curtindo as fotos do Instagram ou se atualizando no Twitter. Para se ter uma ideia, o Brasil tem, aproximadamente, 130 milhões de usuários no Whatsapp, o aplicativo mais usado do país.

Mas não utilizamos as redes sociais só para diversão; também consumimos conteúdo profissional, buscamos novas oportunidades de emprego e nos informamos sobre o mercado de trabalho. E saiba, os recrutadores estão de olho em nossas redes. Afinal, a contratação de um profissional não é meramente técnica. Assim como você busca informações sobre a empresa no Linkedin ou no Facebook, as redes sociais são um excelente caminho para eles lhe conhecerem melhor, entenderem seus gostos e perceberem se seu estilo de vida está alinhado à cultura da empresa. E isso pode ser decisivo na seleção do profissional.

“O Instagram ou o Facebook de um candidato falam muito sobre seus hábitos e estilo de vida. Não é uma etapa eliminatória, mas conseguimos complementar a avaliação do profissional quando visitamos seu perfil nas redes sociais.”, pondera Izabelle Martins, consultora da Audens, consultoria especializada em recrutamento e seleção.

As redes sociais tornaram-se a melhor ferramenta para o marketing pessoal e profissional. É nelas que compartilhamos nossa rotina, nossa família, a última viagem de férias e a vida que queremos mostrar. Não existem regras rígidas do que postar ou não para ter credibilidade; você não precisa fingir ser uma pessoa diferente do que verdadeiramente é. Mas se você quer manter uma boa imagem profissional, algumas dicas podem ser interessantes para impulsionar sua carreira e evitar problemas no ambiente de trabalho.
Aqui vão 10 dicas preciosas de como usar suas redes sociais; 5 para te ajudar na carreira ou na conquista de um novo emprego e 5 para você evitar e não se prejudicar.

O que fazer:

Cuide da sua imagem

Sabe aquele velho ditado: “A primeira impressão é a que fica?” Nas redes sociais, isso é verdadeiro. Tenha uma imagem positiva, coerente com você. Tente criar uma marca pessoal, que interaja bem com seu trabalho e seu estilo de vida.

Siga empresas e pessoas relevantes

As redes sociais te aproximam de quem você admira. Siga um profissional renomado na sua área ou a empresa dos seus sonhos. À medida que você os conhece e se aproxima deles, você se desenvolve e tem mais chance de atingir seus objetivos.

Cuidado com o português


Nas redes sociais está liberado usar gírias, abreviações e aquela linguagem característica da internet, mas com moderação. Esteja sempre atento as regras gramaticais quando for comentar ou postar. Aquele erro grotesco de português pode abalar sua credibilidade.

Compartilhe conteúdos interessantes

Se você está no Linkedin, por exemplo, poste e compartilhe conteúdos agregadores e interessantes da sua área de trabalho. Isso pode chamar a atenção das empresas para futuros processos seletivos e você ainda ganha a confiança dos seus colegas de profissão.

Destaque suas conquistas

Compartilhe suas conquistas, seus projetos e promoções. Todo mundo gosta de boas notícias e seu marketing pessoal agradece.

O que evitar:

Evite polêmicas

As redes sociais são territórios de polêmicas. Evite! Não deixe de dar sua opinião, mas seja sempre coerente e educado. E lembre-se: muitas vezes, o silêncio é a melhor resposta.

Não critique pessoas e/ou empresas em que trabalhou

Sabe aquele chefe chato? Ou aquela empresa que você detestou trabalhar? Só fale sobre isso com pessoas muito próximas e de confiança. Expor essas experiências nas redes sociais pode ser imaturidade de sua parte e as empresas e profissionais podem interpretar mal.

Não se exponha demais

Apesar de ser pessoal, você pode perder o controle do conteúdo postado em suas redes. Evite fotos na empresa, excesso de informalidade ou conteúdos polêmicos.

Fique atento as características de cada rede

Saiba que cada rede social tem sua característica, especialmente o Linkedin. Assuntos pessoais, fotos da família ou conteúdo de lazer devem ser postados no Facebook, Instagram e nunca numa rede profissional.
Respeite a característica de cada rede e evite julgamentos desnecessários.

Pense bem antes de publicar ou repostar algo

Num mundo de fake news, pesquisar a veracidade da notícia é essencial. Não publique algo que não tem certeza e evite compartilhar correntes. Saiba que piadas, gifs e montagens podem ser engraçadas para alguns e ofensivo para outros. E passe longe de conteúdos preconceituosos.

Uma última e mais importante dica: Tenha BOM SENSO! Tenha em mente que, mesmo limitando seus acessos a amigos e familiares, uma frase ou uma foto mal interpretada podem gerar polêmicas e prejudicar sua imagem no trabalho. Seja coerente com sua personalidade e mantenha-se longe de situações embaraçosas e desnecessárias.

 

TAGS
trabalho economia redes sociais
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory