Ao longo da semana passada um assunto prevaleceu nas rodas de conversa entre universitários e recém-formados: o programa de trainee 2021 do Magazine Luiza, exclusivo para negros. A gigante varejista fundada em Franca, interior de São Paulo, tem mais de 60 anos de mercado e está presente em 21 estados brasileiros com mais de 43 mil funcionários. E, pela primeira vez, decidiu contratar apenas negros em seu programa de trainee, o que causou muita controvérsia.
Para muitos, a decisão da empresa é acertada, pois contribui com a diminuição da desigualdade social no país e possibilita a entrada de negros em posições estratégicas, dominadas por brancos. Além disso, a diversidade, tão discutida nos últimos anos, estaria saindo do papel e se tornando realidade. E nada melhor do que uma empresa com tanta visibilidade para dar o pontapé inicial. Para outros, o programa trata-se de racismo reverso, contra brancos. O caso gerou debate, mas a justiça decidiu que o programa é constitucional e a empresa pode seguir apenas com candidatos negros, conforme planejado. No final das contas quem mais lucrou até aqui foram os universitários e recém-formados negros, que terão uma chance de ouro de trabalhar numa empresa de grande porte, além do próprio Magazine Luiza. A polêmica fez as ações da empresa subirem 2,6%, dias após a divulgação do programa.
Todo o debate sobre o assunto foi uma excelente maneira de reascender a chama em relação aos programas de trainee de grandes empresas brasileiras, que andavam bastante mornos nos últimos anos.
Nos anos 2000 o grande sonho da maioria dos universitários de cursos como Administração, Economia e Publicidade, por exemplo, era se tornar trainee de uma grande empresa e desenvolver sua carreira nela. Com o passar dos anos muitas empresas perceberam que o programa era muito custoso e que os resultados gerados não eram tão satisfatórios com pensavam. O resultado foi uma diminuição grande de programas como esses ou uma reestruturação, tornando-os mais baratos e, consequentemente, menos atrativos. Hoje, o foco se voltou para as start-ups, que prometem carreira rápida e muito aprendizado aos jovens profissionais. E aí não em jeito, trabalhar numa delas se tornou o grande sonho de muitos.
Mesmo assim, os programas de trainee continuam existindo, especialmente em grandes empresas multinacionais que abrem as portas para jovens que pretendem fazer carreira no mercado executivo. A premissa do programa é preparar jovens profissionais para cargos de liderança e estratégicos. A duração é de 1 ou 2 anos e os selecionados fazem um job rotation, ou seja, conhecem as diversas áreas da empresa nesse período e se estabelecem naquela que têm mais habilidades e identificação, geralmente num cargo de gestão. Mas conquistar uma dessas vagas não é tarefa fácil. Em empresas como Ambev, por exemplo, a concorrência chega a 3 mil candidatos por vaga.
Se você é universitário ou recém-formado e tem interesse em participar dos programas de trainee, é importante ficar ligado nos alguns pontos que são comuns a maioria deles:
Os programas de trainee se destinam aos universitários em final de curso e aos formados há, no máximo, dois anos; ter um segundo idioma é um requisito importante e a disponibilidade de viagens também.
A maioria das empresas busca profissionais proativos, flexíveis, dinâmicos e que tenham habilidade de trabalhar em equipe, facilidade no relacionamento interpessoal e raciocínio rápido.
Ter algum conhecimento na área de atuação da empresa pode ser um diferencial, mas não é obrigatório.
O processo seletivo é longo e dura em torno de 3 meses. São diversas etapas, desde testes online, dinâmicas de grupo, painéis, até entrevistas com os gestores da empresa.
Muitos candidatos estão de olho nas vagas de trainee por um simples motivo: remuneração. Além de carteira assinada e excelentes benefícios como plano de saúde, vale-refeição e alimentação e salário variável, há programas que pagam até R$7 mil. Nada mau para um jovem recém-formado.
A partir do mês de julho, as empresas começam as inscrições para o programa de trainee do ano seguinte. Elas anunciam as vagas em suas redes sociais como Instagram e Linkedin. Fique ligado, siga as empresas de seu interesse para não perder o prazo.
Os programas de Trainee são uma excelente oportunidade para iniciar a carreira. Você pode começar com o pé direito e alavancar suas oportunidades no mercado de trabalho. Mesmo que sua opção não seja ficar na empresa por muitos anos, ter essa experiência facilita sua mudança de emprego e te dá um mundo de conhecimentos e oportunidades.