Carreiras e Mercado de Trabalho

Carreiras e Mercado de Trabalho

Por Felippe Pessoa
Carreiras e Mercado de Trabalho

Saiba quais são os fatores mais valorizados pelos funcionários; sentir-se respeitado está no topo da lista

Na teoria, a retenção é o conjunto de ações com o objetivo de manter na empresa bons colaboradores, profissionais talentosos, através de estratégias de reconhecimento, oferta de benefícios corporativos e ações de integração ao ambiente de trabalho

Cadastrado por

Felippe Pessoa

Publicado em 18/10/2021 às 7:39
Preocupação de reter talentos é legítima e relevante, mas tem que estar na cultura da empresa - PIXABAY

Retenção de talentos é um dos assuntos mais desafiadores para as empresas. As áreas de RH ficam de cabelo em pé quando algum – ou alguns – bons funcionários pedem demissão. E é nesse momento que muitas empresas oferecem novos benefícios, aumento salarial ou melhores condições de trabalho para segurar o profissional na empresa. Mas, na maioria dos casos, é tarde demais. A preocupação de reter talentos é legítima e relevante, mas tem que estar na cultura da empresa.

Na teoria, a retenção é o conjunto de ações com o objetivo de manter na empresa bons colaboradores, profissionais talentosos, através de estratégias de reconhecimento, oferta de benefícios corporativos e ações de integração ao ambiente de trabalho. Na prática, para reter talentos é preciso ouvir os funcionários, entender suas demandas e encontrar caminhos para implantá-las na medida do possível. Quando o assunto é retenção de talentos, não existe uma fórmula mágica e que funcione para todas as empresas; cada uma tem suas características e cultura que devem ser respeitadas. Sendo assim, a empresa vai descobrindo as melhores maneiras de reter talentos ao longo da sua história, se baseando, mas não se limitando, às melhores práticas de mercado.

Recentemente, o MIT Sloan Management Review divulgou o resultado de uma pesquisa sobre os fatores mais importantes para os funcionários. E o resultado é uma excelente forma de entender o que realmente é decisivo na hora de reter talentos. Para os entrevistados, os 5 fatores mais importantes são os seguintes:

Imagina passar o dia num ambiente onde você não se sente respeitado? Ruim demais, né? O respeito ao próximo deveria ser um valor básico, dentro e fora do trabalho. Mas, se você não se sente valorizado, não é respeitado pelo seu gestor e pelos colegas de trabalho, talvez seja a hora de buscar outro desafio. Não vale a pena se maltratar e sofrer por isso.

Tenha certeza de que existem sim empresas éticas, corretas e que tratam bem os funcionários.

O papel do líder é ensinar, orientar, acompanhar e dar suporte para que seu time tenha o melhor desempenho e atinja os melhores resultados. Grande parte dos casos de pedido de demissão está diretamente ligado ao gestor imediato do funcionário. Para reter os melhores talentos da equipe, um bom gestor é solidário, está sempre disponível e tem interesse pelo profissional.

Os bons gestores jamais são esquecidos e se tornam uma referência profissional para os talentos. Por isso, busque um gestor que lhe ajude a crescer e que não lhe enxergue como concorrente, mas como parceiro de trabalho.

Quem trabalha na iniciativa privada sabe que pode perder o emprego a qualquer momento; estabilidade não é o forte das empresas privadas. Mas, em algumas empresas, a rotatividade é maior que o normal, o medo da demissão está sempre no ar e as ameaças também.

Para o RH fica o desafio de contratar bem e não precisar demitir com frequência. Isso é desgastante para todos e essa instabilidade leva os funcionários a olharem outras oportunidades.

Ao longo da vida, a empresa vai criando uma cara, passa a ter um DNA, com valores, crenças e cultura. Os líderes são os maiores disseminadores disso tudo e devem estar alinhados aos objetivos da empresa sem esquecer seu DNA.

A equipe acaba sendo um espelho do gestor. Por isso, os subordinados valorizam aqueles gestores que vivem os principais valores da empresa.

Os benefícios são aqueles diferenciais que brilham os olhos do candidato na hora da contratação. Algumas empresas dão apenas o exigido em lei, outras usam excelentes benefícios como estratégia de retenção.

Quem não gostaria de ter uma creche na empresa em que trabalha? Ou a oportunidade de estudar custeado pela empresa? Empresas que oferecem bons benefícios saem na frente na atração e na retenção dos melhores talentos.

A pesquisa do MIT é apenas a confirmação do que a maioria das empresas e dos líderes já sabem: ter um ambiente saudável de trabalho, onde exista troca, aprendizado e boas recompensas são as melhores formas de minimizar o risco de perder os bons profissionais. E como a gente já sabe, empresa é feita de gente. E gente feliz e satisfeita produz mais, melhor e gera mais resultado.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS