Teve embate acirrado entre governo e oposição, na Câmara Federal, em Brasília. E o deputado federal Augusto Coutinho (SD) acabou saindo vitorioso na disputa pelo comanda da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional.
Foi nessa comissão, que serve a todo o Parlamento, em que o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um requerimento de convite para o senador Flávio Bolsonaro prestar esclarecimentos sobre relatórios que teria recebido, de acordo com a imprensa, da Abin. A denúncia, feita pela revista Época, apontava que o filho do presidente e seus advogados receberam relatórios com orientações sobre como anular as investigações do suposto esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
A comissão tem articulação direta com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, ocupado hoje pelo general Augusto Heleno. Por isso, havia muito interesse do governo para que um aliado cuidasse dela.
Coutinho disputava o cargo com o ex-líder do governo Bolsonaro na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL). A votação foi realizada em dois turnos, na quarta-feira (28). Na primeira disputa, houve empate em 11 votos.
Já na segunda, a derrota governista foi confirmada com 18 votos para o deputado pernambucano e 16 para o parlamentar bolsonarista.