Destaques e análises políticas do Brasil e Pernambuco, com Igor Maciel

Cena Política

Por Igor Maciel
Cena Política

Polarização Lula x Bolsonaro é prova de que vivemos uma era de circunstância e conveniência. É o cinismo institucionalizado

O Brasil que se desenha para o futuro é um castelo construído com tijolos de tolice e um resistente cimento de orgulho e vaidade.

Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 29/05/2021 às 7:00
Pesquisa Ipec mostra Lula na liderança da corrida eleitoral - MONTAGEM SOBRE FOTOS/EDITORIA DE ARTES

Nada é pior para um país do que a política da circunstância e a justiça da conveniência. Ambas, porém, são praticadas no Brasil com efetividade e elevado cinismo.

Basta ver como mudam as interpretações de magistrados em cortes superiores e como atendem mais ao momento que à lei, quando a segunda não se adequa ao primeiro.

Basta ver como se elegem criaturas para cargos de poder político e administrativo gigantescos de acordo com o sentimento eleitoral da vez.

E assim se criam bolsonaros, para dar vazão ao antipetismo. E assim se libertam lulas para dar vazão ao antibolsonarismo.

É assim que se buscam os tais "outsiders" quando tudo vai mal e chutar o balde é o sentimento primordial.

O pior é acompanhar o cenário vendo pessoas inteligentes assumindo posturas radicais para defender teses construídas sobre nada além de circunstância e conveniência. 

Em todos os cantos há pessoas que não podem abrir mão do que já disseram pelo tanto que já perderam no processo, mesmo que estejam errados.

Reclamou-se muito da incapacidade petista de admitir erros cometidos ao longo dos anos. Mas essa incapacidade é, na verdade, epidêmica e apartidária.

A resistência de uma polarização entre Lula e Bolsonaro, com sua manutenção até o pleito de 2022, no mínimo, é a prova disso. 

O Brasil que se desenha para o futuro é um castelo construído com tijolos de tolice e um resistente cimento de orgulho e vaidade.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS