O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou que vai direcionar mais doses de vacinas para municípios que estão em situação mais grave com números de contaminação mais elevados.
De certa forma, atende ao apelo que a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) fez, aqui na coluna em entrevista, para que as medidas tomadas pelo Estado fossem além de simplesmente mandar fechar tudo, mas direcionar quantitativo maior de vacinas para locais com mais dificuldade.
O apelo foi repetido, depois, por outros políticos no interior.
"Além do Recife, a vacina será distribuída para Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde e Afogados da Ingazeira, que atualmente registram índices altos de contaminação", disse Paulo, nesta quinta-feira (10).
As vacinas que serão distribuídas são as da Janssen, que chegam com prazo de validade curto. O Ministério da Saúde havia recomendado que, por causa dessa validade, as doses fossem concentradas nas capitais. Mas a ocupação de leitos de UTI está muito alta nessas cidades do interior e a situação é bem mais grave que na capital.
Por depender do comércio, cidades como Caruaru ficam com a economia inviabilizada devido às restrições. E enquanto a situação não melhora por lá, acaba afetando também o funcionamento da economia no Recife.
"Aproveito para agradecer a compreensão dos demais municípios e reiterar que essa decisão é mais um passo para superarmos a pandemia em nosso Estado", completou o governador.
A decisão de mandar mais vacinas para locais que estão com maior dificuldade já foi tomada antes, pelo próprio Ministério da Saúde, quando enviou doses para Manaus, que estava em colapso.
Agora, o governo de Pernambuco toma atitude parecida aqui. E faz muito bem.