O governo de Pernambuco vai anunciar na próxima segunda-feira (19) um auxílio financeiro para os trabalhadores que atuam nas praias do estado.
O valor individual ainda não foi divulgado, nem em quantas parcelas o benefício será pago, mas o montante total é da ordem de R$ 3 milhões.
O apoio financeiro vai, especificamente, para os trabalhadores comerciantes que atuam nas praias dos municípios da costa pernambucana. Com isso, o Governo do Estado vai conceder benefício eventual para quase 6 mil trabalhadores barraqueiros da faixa de areia de 13 municípios do litoral.
O repasse é feito aos municípios.
O pagamento sairá pelo cofinanciamento na modalidade Fundo a fundo onde o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Assistência Social, repassa diretamente recursos aos Fundos municipais de Assistência Social, por meio de sistemáticas de aceite, sem a necessidade de celebração de convênio.
Com o repasse, o município tem a condição de realizar o atendimento direto ao trabalhador por meio da "oferta do benefício eventual".
Oficialmente, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes (PSB) anunciará o programa, na segunda-feira (19), às 10h, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Os detalhes serão divulgados no formato híbrido, no auditório do anexo da Secretaria de Desenvolvimento Social, e através do YouTube da secretaria com a presença dos secretários das pastas, representante da Associação do setor e representante dos prefeitos.