Destaques e análises políticas do Brasil e Pernambuco, com Igor Maciel

Cena Política

Por Igor Maciel
Cena Política

Simone Tebet é boa opção e o eleitor precisa saber disso. Ser desconhecida é bom, mas tem limite

A senadora deu entrevista à Rádio Jornal nesta quarta-feira (22).

Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 22/06/2022 às 15:02
Simone Tebet (MDB) é pré-candidata a presidente da República - ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO

A própria Simone Tebet (MDB), ao se posicionar na disputa pela presidência da República, diz que espera romper a polarização porque muitos brasileiro ainda não a conhecem.

De fato, ela tem alto índice de desconhecimento. O problema é que ela não se apresenta.

Ramez Tebet

Quem é Simone Tebet?

A senadora, por exemplo, não diz que é filha do ex-governador e ex-presidente do Senado Ramez Tebet. O falecido senador liderou a comissão de Ética no Congresso e investigou esquemas de corrupção e de irregularidades que culminaram com a renúncia de colegas como Antônio Carlos Magalhães, nos anos 1990. Depois presidiu o Senado até o fim do governo FHC. Era um símbolo de ética e combate à corrupção antes da operação Lava Jato existir.

Dizer o que pensa é importante e a pré-candidata tem feito isso, mas é preciso ir além e fazer com que o eleitor se familiarize com a autora das ideias. Uma coisa que bolsonaros e lulas da vida sabem bem é que o brasileiro é emocional. Ele vota quando se identifica, quando ama e quando odeia.

Aliás, amor e ódio são o combustível da polarização atual.

Fato é que se o único trunfo de Simone Tebet é não ser tão conhecida para não correr o risco de ser odiada, será preciso fazer outra coisa ao invés de esperar votos.

Na entrevista à Rádio Jornal, nesta quarta-feira (22), Tebet mostrou que é a candidata com o discurso mais equilibrado, mostrou coerência em suas falas com declarações fortes em alguns momentos, mas muito marcantes do ponto de vista social. Tebet consegue equilibrar o argumento liberal, de respeito ao mercado e ao setor privado, enquanto sensibiliza o discurso com a necessidade de combater a pobreza, a fome e, principalmente, a desigualdade.

Mas o ouvinte ficou sem saber quem era a autora das falas. E isso importa, muito, na hora de pedir votos.

Para deixar de ser desconhecida ela precisa dizer quem é, contar suas dores, suas vitórias e derrotas. O eleitor brasileiro vota nisso. Esta é a verdade. E somente alguém que possa se abrir e se expor o suficiente terá condições de quebrar a polarização.

Raquel Lyra

A senadora terá uma nova oportunidade de falar aos pernambucanos, em breve. Na conversa com a bancada do Passando a Limpo, na Jornal, Tebet afirmou que estará em Recife e em Caruaru, ainda este mês. Vem conhecer o São João e cumprir agenda com a pré-candidata ao governo de PE, Raquel Lyra (PSDB). Ainda não está confirmado se será nesse fim de semana ou no último de junho.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS