Para quem acreditava que Sebastião Oliveira (Avante) seria apenas uma base sertaneja para a campanha de Marília Arraes (SD), a conversa desta semana entre ele e Lula (PT) pode ter surpreendido.
Quem conhece o deputado sabe da capacidade dele para construir pontes e negociar acordos. Dentro da bancada, é muito parecido com Renildo Calheiros (PCdoB).
São parlamentares que não têm uma imensidão de votos, aparecem pouco, mas costumam ser muito necessários para os colegas pela capacidade de articulação.
Quando André Janones (Avante) desistiu da candidatura e resolveu apoiar Lula, Marília acabou marcando mais um gol, mesmo sem ter nenhum tipo de interferência na negociação.
Janones virou um tipo de conselheiro para atualização do processo eleitoral de Lula nas redes sociais, é figura importante na campanha. com milhões de seguidores.
Calhou de ser do mesmo partido do vice de Marília.
O evento
Nos bastidores, a informação é de que Lula teria mandado um beijo para Marília, por Sebá, e parabenizou a campanha que ela estava fazendo em Pernambuco contra Danilo Cabral (PSB), apoiado pelo próprio petista.
Oliveira recebeu como missão fazer essa ponte com Lula.
E a conversa só não avançou porque Gleisi Hoffmann (PT), fiel escudeira do acordo entre PSB e PT, aproximou-se.
A movimentação reforçou a ideia que a campanha de Marília tenta passar no estado de que a candidata do coração de Lula é a neta de Arraes.
Não está fácil para o PSB mostrar proximidade com Lula além do acordo formal. Isso complica a estratégia socialista em Pernambuco.
Lula não tem dono
Agregador de pesquisas JC
Confira abaixo os números do agregador de pesquisas do JC com a Oddspointer: