Vice na chapa de Marília Arraes (SD), Sebastião Oliveira (Avante) teve um animado encontro com Lula (PT) em Belo Horizonte. Durante o almoço organizado na casa de Luiz Tibé, presidente nacional do Avante, o deputado federal pernambucano estabeleceu uma ponte entre a candidata e André Janones, nome próximo ao petista nesta campanha.
Aliados contam que Lula e Sebastião Oliveira foram vistos conversando e trocando risadas em diversos momentos do almoço. O vice de Marília foi um dos articuladores da retirada da candidatura de Janones para que o Avante apoiasse o petista já no primeiro turno.
O deputado mineiro, considerado especialista em estratégia digital, coordenará um núcleo chamado 'Gabinete do Amor'. Trata-se de um contraponto ao 'gabinete do ódio', presente tanto na campanha nacional do petista como na estadual de Marília Arraes.
Janones, inclusive, gravou vídeo em apoio a Marília. "Foi um clima muito amistoso, para agradecer a Luiz Tibé e Janones. É um elo importante entre Lula e Marília, mas não queremos nenhum constrangimento para Lula. Não queremos disputa, queremos palanque aberto pelo bem do Brasil", disse Sebastião Oliveira ao Jornal do Commercio.
Além da manutenção do auxílio de R$ 600, Janones e lideranças do partido conversaram com Lula sobre a criação de uma Secretaria Executiva da Saúde Mental, proposta do então candidato do Avante. O argumento é o alto número de suicídios, impulsionado durante a pandemia de covid-19.
Um interlocutor da aliança Avante-PT, sob reserva, afirmou que Lula chegou a parabenizar a performance da chapa de Marília, que lidera a corrida eleitoral em Pernambuco. "Chegou a mandar um abraço e beijo para Marília, mas aí a Gleisi Hoffman chegou do lado", diz a fonte, rindo por causa da desavença entre a presidente do PT e a candidata do Solidariedade.
Em Pernambuco, Lula e o PT apoiam oficialmente Danilo Cabral, candidato do PSB ao Governo de Pernambuco. Marília Arraes, porém, vem minando o apoio, se posicionando como candidata verdadeira do petista, classificando o adversário como candidato do acordo PT-PSB.
Comentários