Na proposta do presidente Lula (PT) de “criar” um ministério de Micro e Pequenas Empresas e depois fundir ele com a pasta de Esportes, o mais difícil é definir se a falta de respeito é maior com o setor esportivo ou com os micro e pequenos empresários.
A ideia toda é absurda porque não faz nenhum sentido reunir as duas coisas, esporte e pequenas empresas, num ministério único. O diálogo entre os dois setores é difícil de entender.
Iguais
Fora isso, fazer essa junção esquisita, com o único objetivo de entregar o espaço turbinado ao centrão, mostra que o governo ignora a importância dos esportes e dos pequenos empresários, em igual medida.
Erros em série
Mas o pior de tudo é a demora para definir alguma coisa nessa mudança do ministério. O governo federal está com tanto medo de errar que resolveu testar todos os erros possíveis antes de tomar uma decisão?
Jarbas presente
O lançamento da biografia de Jarbas Vasconcelos, na quinta-feira (31), no JCPM Trade Center conseguiu fazer o que o próprio senador fez ao longo de toda a vida: unir opostos, fazer com que todos subam ao mesmo palanque e adversários dividam o mesmo ambiente sem qualquer tipo de atrito.
Estavam lá diversos personagens da esquerda, do centro e da direita. O prefeito do Recife João Campos (PSB) com a governadora Raquel Lyra (PSDB) no mesmo espaço, celebrando a vida do homem que transformou a palavra "união" em grupo político e foi vitorioso em seis campanhas majoritárias, sendo duas de governador, duas de prefeito e duas de senador.
Trajetória
Ficou bem claro, que as curvas de uma trajetória política, as encruzilhadas, lombadas e buracos, quando tem boa condução, terminam em uma reta, vitoriosa, sob aplauso geral. Jarbas Vasconcelos, que estava presente e recebeu os convidados, é alguém que pode se orgulhar dessa trajetória. Privilegiados são os que podem acompanhar esse percurso.
História
Ennio Benning, que escreveu a biografia com apuro exemplar, atendeu a uma fila quase interminável de pessoas querendo fazer fotos e em busca de uma dedicatória. Não por acaso. Benning é o responsável por transformar essa trajetória bem percorrida em marca para a História.
Sobre o secretariado
As últimas exonerações do governo Raquel Lyra, cinco em 8 meses, mostraram que há a necessidade de a governadora tomar uma atitude mais direta. Não é esperado que se mexa tanto num governo em pouco tempo, ainda mais com as notícias de que o problema está no ambiente de trabalho. Se for verdade, isso é sintoma de algo.
E é preciso analisar os sintomas para chegar à origem do problema. Ajuda se for possível fazer uma reunião bem longa com seus auxiliares, chefe de gabinete e secretários para ouvir deles o que está acontecendo, quais são as dificuldades, e resolver tudo o que tiver solução.
Caso contrário, os sintomas vão continuar, os anticorpos vão enfraquecendo, e o remédio vai ficando mais difícil com o passar do tempo.
A coluna soube que uma reunião assim está para ser marcada. Isso é bom.
Escuta
A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizará a escuta de John Shipton Assange, pai do jornalista e criador do Wikileaks, Julian Assange.
A atividade, que será coordenada pela presidente do colegiado, a deputada Dani Portela (PSOL), acontece nesta sexta-feira (1), às 10h da manhã, no Plenarinho 3 da Alepe e será aberta ao público.
Campanha
Julian Assange, jornalista e criador do WikiLeaks, encontra-se preso em Londres e com solicitação de extradição para os EUA. O filme "Ithaka - A Luta de Assange", será lançado em todo o Brasil e vem tendo pré-estreias em cinco capitais; Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
O pai de Assange tem divulgado o filme nessas cidades e buscado apoio para o filho.