Ministros das áreas política e social se rebelam contra o ministro Paulo Guedes (Economia), queixando-se de falta de diálogo e até de alegadas reações preconceituosas contra políticos, sobretudo quando nordestinos. Como não são ouvidos sobre decisões que afetam suas pastas, eles resolveram enfrentar Guedes na sua seara, daí o estudo técnico em que mostram não ser necessário o recente aumento da alíquota do IOF. Paulo Guedes enfrenta um claro isolamento no governo, agravado pelo recente aumento do IOF, contra as ponderações de outros ministros. A reação de Guedes à iniciativa dos ministros foi ameaçar sua versão de CPMF. Ele vazou que estuda aumentar ainda mais o IOF, para 0,1%. O ministro da Economia parece ter adorado a facilidade de aumentar a alíquota do IOF por decreto, sem precisar passar pelo Congresso. Quando contestado em reuniões ampliadas, Guedes sempre ameaça pedir o boné, numa estratégia que o desgasta junto a Bolsonaro.
O Brasil encerrou a semana com mais de 70% da população vacinada contra covid com ao menos uma dose e, graças à média diária de cerca de 1,5 milhão de doses, deve passar nos próximos dias o Reino Unido. Primeiro país do ocidente a dar início à imunização, os britânicos contam com cerca de 72% da população vacinada, mas avança bem devagar, ao contrário do Brasil, que tem décadas de campanhas vacinais de sucesso. Para entender o ritmo brasileiro de vacinação, iniciamos setembro com 63,7% e subimos para 70%, enquanto britânicos foram de 70,5% a 72%. Depois de ultrapassar o Reino Unido, União Europeia e EUA, o próximo "alvo" brasileiro é o Canadá, que tem hoje 76% da população vacinada. O Brasil é o 3º na proporção de vacinados na América do Sul, atrás, por enquanto, de Uruguai e Chile, que têm 78% e 77,5%, respectivamente.
O conselho de diretores do FMI elogiou as autoridades brasileiras pela "resposta política" à pandemia, reduzindo expressivamente "a severidade da recessão e amorteceu o impacto nos pobres e vulneráveis".
Prosperando a união PSL/DEM, sua bancada terá 82 deputados na Câmara. Desde a Constituição de 1988, a maior bancada do DEM (então PFL), foi em 1998, com 105. No primeiro governo Lula, o PT cravou 91.
Atualmente há apenas um bloco partidário na Câmara, reunindo Pros, PSC e PTB. O bloco é composto por 31 deputados federais, sendo a décima maior bancada. O DEM (ex-PFL), com 28 deputados, é a 11ª.
Com mais 4,5 milhões de doses de AstraZeneca entregues ao Ministério da Saúde na semana passada, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) superou a marca de 100 milhões de vacinas para a campanha.
Os dois senadores da Rede de Marina Silva, partido de um só deputado federal, Randolfe Rodrigues (AP) e Fabiano Contarato (ES), votaram a favor da PEC que dificulta a participação popular em projetos de lei.
Associação de empresas de telecomunicações comemorou a aprovação do leilão do 5G. Para a Conexis, isso "representa um passo importante para fortalecer o papel do Brasil no mapa global da economia digital".
"A razão pela qual este STF se apresenta como exemplo vivo de que a democracia deriva do dissenso institucionalizado" - Presidente do Supremo, Luiz Fux, sobre o 'relacionamento institucional frutífero' dos ministros.