Pesquisa da Superdigital, fintech do Santander com foco em inclusão financeira, aponta que 85% dos brasileiros das classes C e D vão às compras para comemorar o Dia das Mães. O levantamento foi realizado com 1.917 pessoas, entre 29 de abril e 03 de maio, em todas as regiões do País.
Deste total, 35% afirma que a ideia é gastar algo entre R$ 50 e R$100. Já 24% dos entrevistados dizem que pretendem dispor de um valor entre R$100 e R$200. Os que vão gastar acima de R$200 somam 17% e apenas 2% pretendem não gastar nada, irão fazer o próprio presente.
PREFERIDOS
Roupas e Acessórios estão entre os itens favoritos, com 28% das intenções de compra. A pesquisa indica também que 19% dos consultados vão transferir dinheiro para a mãe comprar o que ela achar conveniente. Em terceiro na preferência, estão os perfumes e maquiagem (15%). Eletroeletrônicos serão a opção de 12%, já utilidades domesticas tiveram 9% de indicação, flores, surpreendentemente, apenas 4%
e livros 0%.
O levantamento também mostra que uma parcela dos consumidores optará pelo e-commerce (28%), enquanto 51% preferem comprar em lojas físicas. Quando perguntados se já compraram em algum momento presentes pela Internet, 64% dos pesquisados disseram que sim. Sobre a comemoração, 8 em cada 10 pessoas dizem que vão passar a data junto à família, enquanto 15% vão comemorar virtualmente e 6% farão uma ligação.
Entre o público pesquisado, 21% receberam o auxílio emergencial e, desses, 26% disseram que pretendem usar o dinheiro para comprar um presente.
Para Luciana Godoy, CEO da Superdigital, a data promete ser importante para o comércio varejista, principalmente este ano. “A pesquisa deixa claro que o consumidor pretende ir às compras, principalmente depois de algum tempo de fechamento de comércio em boa parte do País. A data torna-se ainda mais relevante para ajudar na recuperação econômica dos lojistas e comerciantes”, diz.