Os direitos do consumidor, por Edilson Vieira

Consumidor

Por Edilson Vieira
NOME LIMPO

Serasa muda pontuação e beneficia bons pagadores. Entenda

O Serasa Score que mede o risco de inadimplência dos consumidores mudou os critérios de avaliação que determinam quem é bom ou mau pagador

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Edilson Vieira

Publicado em 26/05/2021 às 12:27
Tempo de relacionamento com instituições de crédito e pagamentos de contas em dia passam a ter mais peso - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A partir desta quarta-feira (26) o Serasa muda seu sistema de pontuação que avalia o risco de inadimplência associado aos consumidores. O Serasa Score existe desde 2017 e aplica notas de 0 a 1000 pontos, onde zero significa um risco alto de inadimplência e mil pontos risco baixo. O Serasa Score leva em conta a vida financeira dos consumidores em relação ao pagamento de financiamentos, empréstimos e operações de crédito. O Serasa Score é utilizado para ajudar empresas de crédito e instituições financeiras para conceder, ou não, crédito aos consumidores. Até hoje foram feitas 55 milhões de consultas ao Serasa Score.

Lucas Lopes, diretor de produtos do Serasa, explica que, com a nova forma de pontuação, as dívidas passadas terão menos peso no histórico e quem mantém atualmente bons hábitos de pagamento irão conquistar notas mais positivas. “Antes se a pessoa havia sido negativada em algum momento, isto iria pesar muito na pontuação. Hoje, se a pessoa foi negativada mas mantém o hábito de pagar em dia, por exemplo, as faturas de carta de crédito ou boletos de financiamento, é isso que vai ser levado em conta”, explicou Lucas Lopes. Para exemplificar, manter atualmente as contas em dia, antes pesava 13,9% para recuperação do crédito do consumidor, agora vai passar a pesar 43,6%.

SCORE 2.0

O novo ranking de avaliação de crédito do Serasa vai dar mais valor ao histórico recente do pagador, e não ao fato dele ter tido uma dívida que o negativou anteriormente. Isto foi possível com a inclusão de novos bancos de dados, como o do SPC Serasa. “A gente analisava muito o passado negativo das pessoas, hoje eu tenho mais informações e analiso o hábito presente. Eu tenho como saber se, mês a mês, a pessoa paga em dia contas de luz, de água, de cartão de crédito. Antes, o fato de uma pessoa ter uma negativação no passado iria pesar no Score dele, hoje, se ela é uma boa pagadora regularmente, isso terá mais valor na avaliação”.

Outro ponto que vai ser levado mais em conta é o tempo de relacionamento do consumidor com empresas de crédito. “Se uma pessoa tem um cartão de crédito há 3 meses, eu não tenho muita informação sobre ele. Mas se ela possui um cartão de crédito há 10, 15 anos com a mesma instituição financeira, isso vai ser levado mais em conta”, disse Lucas Lopes.

Outra novidade é em relação a atualização dos dados. A pontuação do Score já mudava automaticamente com o pagamento das dívidas, isto vai permanecer, mas a diferença agora é que a pontuação conquistada poderá ser bem maior de acordo com a análise do histórico do consumidor.
O novo Sersa Score 2.0, inicialmente, só estará disponível para consulta através do aplicativo para smartphones do Serasa. Nas próximas semanas também estará disponível pelo site da instituição.

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