A Secretaria de Finanças, da Prefeitura do Recife, lançou cartilhas para ajudar o cidadão que quer negociar dívidas junto ao município e aproveitar as condições do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) para limpar o nome. Para acessar o material, é só entrar no Portal Recife em Dia, em www.recifeemdia.pe.gov.br, e clicar no banner do PPI que está na página inicial. O material é explicativo e possui dois modelos: um destinado a quem busca negociar atrasados referentes a imóveis e outro direcionado à regularização de pendências de empresas.
De acordo com a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer, o objetivo é levar mais informação para o contribuinte que quer organizar a situação junto à Prefeitura. “A gente entendeu que o canal digital é o principal caminho buscado pelas pessoas para aderir ao PPI e que, às vezes, faltava só um passo a passo para que ele realizasse a ação. Então fizemos esse material extremamente didático, mostrando os caminhos para que o cidadão consiga entrar e finalizar a negociação. Além disso, a cartilha pode ser impressa ou baixada para quem quiser compartilhar ou guardar para acessar depois”, destacou.
Outro destaque dos documentos é que eles possuem links diretos para a área de acesso rápido do site Recife em Dia, onde estão os campos de negociação, e também do canal para agendar atendimento por videochamada, no dia e na hora mais convenientes para ser assistido pela equipe de atendentes. Um time foi treinado para esse tipo de operação. Os horários de atendimento seguem o mesmo do presencial, de segunda a sexta, das 8h às 15h.
NEGOCIAÇÃO
O Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) oferece descontos de até 100% nos juros e nas multas de débitos dos contribuintes que buscarem a negociação. Tudo poderá ser feito pelo portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br) ou pelo celular, no aplicativo Conecta Recife. Além de descontos em juros e multas, é possível parcelar em até 96 vezes. As condições do PPI vão até o dia 23 de dezembro próximo.
Dentre os impostos que os contribuintes podem obter descontos na multa e nos juros estão o Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), além das diversas taxas mercantis.