Apesar da confirmação de que as provas do Enem 2020 serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro do ano que vem, as informações referentes aos cartões de inscrição do exame ainda não foram divulgadas. É por meio dele que os estudantes que optaram por realizar a prova manual são informadas sobre o local onde realizarão o exame. Nos anos anteriores, o cartão ficou disponível cerca de 20 dias antes da aplicação da prova.
Nesta terça-feira (22), a página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no Instagram publicou um vídeo onde o presidente do instituto, Alexandre Lopes, faz algumas recomendações para os dias de prova. Nos comentários da postagem, estudantes questionaram a demora na divulgação do local da prova.
Entre os comentários mais curtidos, estão os de estudantes preocupados com a possibilidade de só serem informados sobre o local onde deverão realizar o exame perto da data de aplicação. "O local da prova vai sair só no dia???", "Quando vai sair os locais de prova?", questionaram.
Outras dúvidas também são frequentes nas postagens do INEP. "O aumento de mortos e casos por covid vai influenciar como a prova? Estamos vivendo a volta do pico da doença, será seguro realizar o vestibular nacional mais importante que temos nesse cenário?", perguntou um estudante.
Ainda preocupados com a covid-19, alguns candidatos também perguntaram sobre a ventilação das salas onde o exame será aplicado. "Os ar-condicionados/ventiladores poderão permanecer ligados durante a prova?", questionaram. De acordo com a OMS, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado podem servir como apoio na propagação do coronavírus de pessoa a pessoa em ambientes fechados.
Previsto para acontecer em novembro deste ano, o exame precisou ser adiado por causa da pandemia do coronavírus, já que todas as redes de ensino no Brasil, entre públicas e privadas, suspenderam as aulas presenciais. Uma consulta pública para definir as novas datas chegou a ser realizada, mas o Ministério da Educação (MEC) optou pelos dias 17 e 24 de janeiro para a aplicação das provas.
Recentemente, os Correios iniciaram a distribuição das provas deste ano. No último dia 11, o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, e os responsáveis pelos demais órgãos envolvidos na operação do exame, assinaram a Ordem de Serviço para expedição de 11,4 milhões de provas. Elas serão transportadas pelos Correios para todo o Brasil, com escolta das Polícias Militares de cada Estado e da Polícia Rodoviária Federal e armazenamento nos quartéis do Exército Brasileiro em cada região.
No Estado, o 7º com mais inscritos no exame no Brasil, 315 mil candidatos farão as provas do Enem 2020. Dividido em dois dias de provas, o Enem tem 180 questões objetivas, distribuídas em quatro provas. No primeiro, são aplicados testes de linguagens e ciências humanas, além de redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Em Pernambuco, as quatro universidades públicas do Estado, UFPE, UFRPE, UPE e Univasf, e os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão, participam do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
Procurado pela reportagem do JC, o Inep não respondeu qual a previsão para que o cartão seja divulgado. Assim que a resposta for recebida, a matéria será atualizada.