Os cartões de inscrição dos 96.086 candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na versão digital só serão liberados no dia 15 de janeiro, ou seja, faltando duas semanas para as provas, marcadas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para os demais participantes, 5.687.271 estudantes, inscritos na versão tradicional do exame, o documento foi disponibilizado na manhã desta terça-feira (05). Os testes impressos serão nos dias 17 e 24 de janeiro.
O Enem digital será aplicado pela primeira vez. Em Pernambuco, estão inscritos 2.822 candidatos. Esse formato só vai acontecer, no Estado, nas cidades de Recife, Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame, do ponto de vista técnico, o Enem Digital "vai permitir a utilização de novos tipos de questões, com vídeos, infográficos e até com a lógica de games". Somente a redação não será realizada digitalmente.
“A aplicação em computador representa uma redução da complexidade da logística de aplicação. Esse formato tem foco no desenvolvimento da avaliação do aluno, permite avaliar os diversos itinerários previstos com a reforma do ensino médio, além de potencializar as individualidades dos alunos a partir de instrumentos de inteligência artificial”, explica o presidente do Inep, Alexandre Lopes.