Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), até sexta-feira (17), no Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal, que oferece bolsas de estudos em faculdades privadas para jovens de baixa renda, principalmente os que fizeram o ensino médio em escola pública. No País, nesta edição, são oferecidas 167.780 bolsas, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais (pagamento de metade do valor da mensalidade), distribuídas em 1.061 faculdades. Para Pernambuco há 9.604 bolsas, quinto Estado com maior oferta no Brasil. Desse total, 2.352 são bolsas integrais e 7.252 parciais.
Podem se inscrever os candidatos que não possuam diploma de curso superior, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. Também não podem ter tirado zero na redação. Além de egressos da rede pública, pode concorrer às bolsas quem cursou o ensino médio em escola particular na condição de bolsista integral.
O Prouni é aberto ainda para professores da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica, que desejem concorrer a bolsas em cursos de licenciatura; e para pessoas com deficiência.
A bolsa integral ou parcial é concedida conforme a renda do candidato. Para estudantes com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, a bolsa é de 100%. Para jovens com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa, a bolsa é de 50%.
Embora as inscrições só comecem na terça, os candidatos já podem pesquisar cursos e instituições que vão participar dessa chamada do Prouni. No Recife há 83 cursos, em Olinda são 45 e em Jaboatão dos Guararapes, 23.
Na capital pernambucana, medicina, uma das graduações mais disputadas, tem bolsa na Universidade Católica de Pernambuco (7 vagas), Faculdade Pernambucana de Saúde (11) e Uninassau (21). Direito, outro curso bastante procurado, dispõe de vagas do Prouni, no Recife, em 10 instituições pernambucanas. O Centro Universitário UNIFBV Wyden, por exemplo, está com 167 bolsas e o Centro Universitário São Miguel tem 100 vagas.
O candidato a bolsas do Prouni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição na qual pretende se inscrever. Entretanto, é permitido às instituições participantes do programa submeter os pré-selecionados a processo seletivo específico, isento de cobrança de taxa. Essa informação será dada ao candidato no momento da inscrição.
O resultado da primeira chamada deve ser divulgado ainda este mês, no dia 21 de julho. Lembrando que o Prouni tem, ainda, outras duas oportunidades (segunda chamada e lista de espera) para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo. O cronograma completo está no portal do Prouni.
Os quatro Estados com maior oferta de bolsas em geral são, nessa ordem: São Paulo (37.858), Bahia (17.405), Minas Gerais (12.572)e Paraná (12.457).
A contrapartida que as faculdades têm ao disponibilizar bolsas no Prouni é a isenção de alguns tributos.