SSA 1

Quando sai o gabarito do SSA 2021? Saiba mais sobre as provas da UPE para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio

Durante a manhã, a UPE realizou as provas do SSA 1. Já na tarde deste domingo, as provas para o SSA 2 começam às 14h30 e terminam às 18h30

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 05/12/2021 às 14:03 | Atualizado em 05/12/2021 às 21:26
Notícia
X

Atualizada às 19h35

O gabarito das provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) devem ser divulgados no próximo domingo (12), após o segundo dia de avaliação dos exames. Uma das novidades do SSA 2021 é a realização do exame em dois domingos seguidos, como foi no Enem. Até a última edição, era aplicado em dias seguidos, um domingo e uma segunda-feira. Para os vestibulandos da 2ª série que vão fazer o SSA 2, a abertura dos portões está marcada para às 13h com fechamento às 14h15. O início das provas está marcado para às 14h30 e a saída está liberada às 17h30. O término das provas neste primeiro dia, será às 18h30. O SSA 3 será realizado nos dias 19 e 20 de dezembro, pela manhã.

Na manhã de hoje, os candidatos da 1º série (SSA 1), concluíram a primeira etapa às 12h15, horário de finalização das provas. No campus da Benfica, na Escola Politécnica de Pernambuco a movimentação foi grande assim que a saída às 11h15 foi liberada.

A estudante Maria Eduarda Gonçalves, de 16 anos, tem o sonho de cursar Medicina e disse que achou tranquilo as provas deste primeiro dia. “A prova de português foi mais de interpretação e literatura, e foi um assunto que vi há pouco tempo, porque estou no primeiro ano. A prova de matemática também foi boa. Estou confiante para o próximo domingo”, afirmou.

O pai da jovem, Ricardo Almeida Fernandes, disse que toda família tem apoiado a estudante em seu sonho de cursar Medicina e que ela se dedicou muito para fazer o SSA 1. “Estamos confiantes, ela se dedicou bastante, se preparou bastante, então ela veio tranquila”, declarou Fernandes. “Ela tem total apoio, dos irmãos, dos pais dela, os tios e toda família desde sempre. Também é mais por ela, que escolheu”, completou.

Para o estudante Gustavo Cisneiros de Brito, de 16 anos, o tempo de duração das provas foi suficiente para responder com calma às questões. “A parte de Humanas estava bem dentro dos conformes, a maioria dava para sacar só de interpretação. Física e matemática precisavam de um pouquinho de teoria, mas de resto estava fácil”, comentou Gustavo, que pretende fazer um curso relacionado à área de Biologia.

“Próximo domingo é focar bastante na parte de química, cálculo estequiométrico, mas história e geografia já li os pdfs das provas passadas então acho que não vai cair nada muito difícil”, afirmou o estudante.

Apesar da ansiedade por ser seu primeiro vestibular, a estudante Maria Fernanda Dantas, de 15 anos, gostou das provas realizadas neste domingo. “Fui melhor nas provas de português, inglês e filosofia, porque eu prefiro Humanas, mas matemática e física estavam boas também. Para o próximo domingo eu vou refazer as provas antigas e vou focar muito em química, que é o que mais tenho dificuldade”, afirmou.

SSA 2

Na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Sizenando Silveira, localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, estudantes ouvidos pelo JC relataram que a resolução das provas em geral foi tranquila. 

A prova de física, porém, foi alvo de queixas. "Física tinha algumas questões que foram estranhas, que tinham assuntos que eu nunca vi cair, mas caiu e me pegou de surpresa. Eu não imaginava isso", afirmou Luiz Eduardo Tavares, de 16 anos, que vai tentar o curso de Engenharia da Computação. 

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Luís Eduardo Taves, 16 anos, após prova do SSA 2 - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Luís Gabriel Araújo, 17 anos, após prova do SSA 2 - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Ana Alice Rio, 17 anos, após prova do SSA 2 - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Para o estudante o nível de dificuldade da prova se manteve o mesmo em relação a anos anteriores. "Tem matérias que são historicamente mais fáceis e outras mais difíceis. Linguagem é normalmente mais tranquilo, filosofia e matemática estavam na média também", explicou. 

Ana Alice, de 17 anos, disse não ter conseguido resolver algumas questões de Física. "Eu achei difícil sim a parte de física e matemática, estava bem trabalhoso, mas linguagens e língua estrangeira estava bem tranquilo", contou a estudante, que vai tentar Administração. 

Luiz Gabriel Araújo se surpreendeu com a prova de Matemática. "Caíram duas questões de PG, progressão geométrica, que não tinha caído faz muito tempo na prova e por sorte eu tinha ido na casa de um amigo ontem estudar e a gente estudou isso", comemorou o estudante de 17 anos. 

Ele adotou a estratégica de começar pelas disciplinas que considerava fáceis. "Eu comecei a prova fazendo inglês, que estava super tranquilo, bem dentro do assunto, curta e fácil, a de filosofia também, deu para fazer com conhecimento geral que você tinha e depois eu fui para matemática, que era a que eu estava mais confiante. Depois eu fui para Português, que é bem interpretativa, tinha algumas de Machado de Assis que estavam trabalhosas. Mas foi só isso a prova, não foi tão complicada", disse. 

Tags

Autor