Alunos de escolas públicas de Pernambuco participam do Saepe, avaliação que mede qualidade do ensino
Saepe é uma avaliação que mede o aprendizado dos estudantes em português e matemática. Começou nesta segunda-feira e seguirá até a terça-feira, com a participação de mais de 386 mil alunos
Perto de acabar o segundo ano letivo realizado em meio à pandemia de covid-19, que obrigou a maioria das escolas a adotarem ensino remoto ou híbrido, cerca de 386 mil alunos das redes municipais e estadual de Pernambuco participam, nestas segunda e terça-feira (dias 6 e 7), das provas do Sistema de Avaliação de Pernambuco (Saepe). Realizado anualmente pelo governo estadual, o Saepe proporciona um importante diagnóstico do aprendizado dos estudantes da rede pública. Ano passado não aconteceu por causa do coronavírus.
A previsão é de que na rede estadual 128.455 estudantes respondam as provas. Na rede municipal serão 258.024 crianças e adolescentes. Eles fazem testes de português e matemática. Participam todos os alunos dos 2º, 5º anos e 9º anos do ensino fundamental e dos 3º anos do ensino médio. São discentes dessas séries porque as turmas estão no fechamento das etapas: 5º ano encerra o fundamental 1, 9º ano o fundamental 2 e 3º ano o ensino médio. No caso do 2º ano do fundamental é porque a criança deve ter concluído o processo de alfabetização.
- Saeb, que ajudará a medir os prejuízos causados pela pandemia na educação, começa a ser aplicado em Pernambuco
- Recife anuncia abertura de 500 vagas em creches para o ano letivo de 2022
- Univasf vai dar bônus no Enem, para o Sisu 2022, em todos os cursos
- Escolas estaduais de Pernambuco terão mais recursos a partir de 2022
- Número de crianças fora da escola, no Brasil, aumenta 171%
- Quando sai o gabarito do SSA 2021? Saiba mais sobre as provas da UPE para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio
- IFPE divulgará listão preliminar do processo seletivo nesta terça (07)
Com os resultados do Saepe e as taxas de aprovação, reprovação e abandono, o governo estadual calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). E o atingimento de metas do Idepe é que possibilita aos professores das escolas estaduais receberem o Bônus de Desenvolvimento da Educação (BDE).
Nesta segunda o Saepe ocorreu para as turmas dos 2º e 9º anos do fundamental. Nesta terça-feira será a vez dos 5º anos do fundamental e 3º anos do médio. Segundo a Secretaria de Educação de Pernambuco, gestores e professores das séries avaliadas também participam com o preenchimento de questionários sobre o funcionamento das redes e escolas.
O governo estadual contrata a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Fundação CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais, para realizar o Saepe. Os resultados, por aluno, escola e rede, devem sair em março de 2022.
A avaliação dura 2h30. As crianças do 2º ano respondem 14 questões objetivas de português e 14 de matemática, com auxílio dos aplicadores e sete sem auxílio. Os alunos do 5º ano têm provas com 22 quesitos objetivos de português e 22 de matemática. Para os 9º anos do fundamental e 3º ano no médio são 26 questões objetivas de cada uma dessas duas disciplinas.