O governo estadual anunciou, nesta segunda-feira (07), que o ponto facultativo está suspenso, em Pernambuco, durante o Carnaval. Significa que não haverá feriado nos dias de folia (28 de fevereiro, a Segunda-feira Gorda, e 1º de março, a terça-feira). A medida foi tomada para conter o avanço da covid-19, sobretudo pela variante ômicron. Diante desse determinação, como ficam as aulas nas escolas públicas e privadas?
Segundo a Assessoria de Comunicação do governo estadual, no entendimento do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que reúne representantes de várias secretarias, as escolas públicas devem abrir, uma vez que o decreto estadual, a ser divulgado até esta quarta-feira (09), determina o funcionamento dos serviços públicos.
Mas as escolas estaduais têm calendário letivo definido no início do ano. Pelo cronograma montado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, não estão programadas aulas nessas unidades da Segunda-feira Gorda até a Quarta-feira de Cinzas (28 de fevereiro, 1º e 2 de março). Com o decreto estadual, o órgão deve avaliar o assunto nos próximos dias.
No ano passado a situação foi semelhante: o feriado foi suspenso mas os colégios estaduais não funcionaram durante o Reinado de Momo. A rede estadual tem cerca de 131 mil alunos no ensino fundamental e 312 mil estudantes no ensino médio. Considerando outras séries, são no total 580 mil discentes. Há 33 mil professores e 1.052 escolas.
Nas escolas particulares, a questão também não está definida. O presidente do Sindicato das Escolas Privadas de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, informou que vai esperar o texto do decreto governamental detalhando a decisão. Só depois poderá informar como vai ser o funcionamento da rede particular de ensino nos dias de Carnaval. Assim como na rede estadual, em 2021 os colégios privados não tiveram aulas nesses dias de folia.