Uma boa opção para a garotada neste feriadão é juntar lazer e educação, ao ar livre, numa programação gratuita e divertida. Neste sábado (16), no Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife, tem o projeto Malateca na Praça, que junta contação de histórias, espetáculo circense, oficinas artísticas, doação e trocas de livros, varal de poesias e sarau. Será das 14h às 17h, na Praça dos Pneus.
A ação, aprovada pela Lei Aldir Blanc, já passou pela Ilha de Deus, Torrões e Mustardinha. "Nas duas primeiras horas tem contação de história, oficina artística e um espetáculo circense. Nos intervalos entre uma atividade e outra, e depois delas, as pessoas podem ler e declamar poesias", conta a arte-educadora e mediadora de leitura Magda Alves, que criou a Malateca em 2018.
A Malateca - Biblioteca Viva e Itinerante nasceu quando Magda percebeu a carência de espaços de incentivo à leitura, cultura e arte de forma popular e acessível. Com duas malas repletas de livros para todas as idades, Magda disponibiliza o acervo para doação ou trocas. Ela conta com a ajuda de mais dois universitários voluntários, Maysa de Melo e David
Saches, que também coordenam o projeto.
Os livros são adquiridos através de doações, passando por uma triagem, em que são avaliadas as condições físicas e os conteúdos abordados. Sendo uma biblioteca viva, a proposta da Malateca é desmistificar a ideia de biblioteca como um lugar somente de silêncio e estudo.
"É um espaço livre, democrático, em que são permitidas as diversas práticas artísticas e culturais, a fim de aproximar o seu público da leitura. Acreditamos que uma biblioteca sem paredes, na rua, é um grande disseminador de conhecimento", enfatiza Magda.