Para quem deseja estudar na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), finalista de um prêmio que apontou as 50 melhores escolas do mundo, é preciso participar de uma seleção. A escola, que funciona no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, integra a rede de escolas técnicas estaduais de Pernambuco.
A Escola Evandro Ferreira dos Santos, da rede municipal de Cabrobó, no Sertão do Estado, também é finalista do Prêmio Melhores Escolas do Mundo (“World’s Best School Prizes em inglês).
Organizada pela instituição britânica T4 Education, em parceria com Fundação Lemann, Fundação Templeton World Charity, Accenture, American Express e Yayasan Hasana, a premiação escolheu 50 escolas em todo o mundo, em cinco categorias: inovação, colaboração comunitária, ação ambiental, superação da adversidade e apoio a vidas saudáveis.
A Etepam está entre as 10 que se destacaram em inovação. Já a Evandro Ferreira dos Santos participa do grupo de 10 melhores em superação da adversidade.
- Veja quais são as duas escolas públicas de Pernambuco entre as 50 melhores do mundo
- World’s Best School Prizes coloca duas escolas públicas de Pernambuco entre as 50 melhores do mundo
- Veja quando sai o prêmio de melhor escola do mundo; duas escolas públicas de Pernambuco estão na final
- 50 melhores escolas do mundo: conheça a Etepam, que fica no Recife, uma das finalistas
- 50 melhores escolas do mundo: conheça a escola de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, uma das finalistas
As unidades se candidataram no início deste ano e passaram por uma seleção. O resultado saiu nos primeiros dias deste mês. Em outubro haverá a divulgação das três melhores em cada categoria e em novembro sairá o resultado final com o nome das cinco vencedoras.
REDE MUNICIPAL
A Escola Municipal Evandro Ferreira dos Santos fica na periferia de Cabrobó, no bairro Santa Rita. É a única de ensino integral da rede municipal.
A unidade oferece turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Os estudantes chegam na escola às 7h30 e largam às 15h.
A escola só abre vagas para novatos do 6º ano pois não há desistência em outras séries. Em média são oferecidas 80 vagas, com preenchimento por ordem de chegada, sempre abertas no final do ano letivo.
REDE ESTADUAL
A rede estadual de ensino Pernambuco tem atualmente 59 colégios técnicos onde estudam 39.245 alunos.
As unidades oferecem ensino médio integrado, quando é feita formação média e ensino técnico ao mesmo tempo. Para essas vagas, o estudante deve ter o ensino fundamental completo. A seleção ocorre sempre no final do ano para preenchimento de vagas oferecidas no ano letivo seguinte.
Há também o técnico subsequente, voltado para os jovens que já concluíram o ensino médio e vão fazer somente a parte técnica. Como a duração é menor - um ano e meio, em vez dos três anos do ensino médio integrado - a seleção acontece duas vezes ao ano.
Para o próximo semestre letivo, a Secretaria Estadual de Educação vai ofertar cerca de 4 mil vagas em cursos técnicos subsequentes em 40 escolas técnicas espalhadas em todas as regiões de Pernambuco.
O edital com detalhes do processo seletivo deve ser lançado em julho, quando também ocorrerá a seleção. Os candidatos fazem provas de português e matemática.
Na Etepam, os cursos técnicos integrados são mecatrônica, mecânica, logística e manutenção e suporte em informática. Os cursos técnicos subsequentes são logística, mecânica, mecatrônica, edificações e química.
A 59ª escola técnica foi inaugurada pelo governo estadual na última segunda-feira (13). É a Escola Técnica Estadual (ETE) Maria Ferreira Martins, que fica no município de Itaíba, no Agreste. O investimento no local foi na ordem de mais de R$ 12 milhões.
A escola já está em funcionamento e oferece os cursos técnicos em sistemas de energia renovável e administração, tem capacidade para atender a mais de mil estudantes nas modalidade médio-integrado (diurno) e no subsequente (noturno).
RESERVA DE VAGAS
A lei estadual nº 16.938, de junho de 2020, determina que 80% das vagas das escolas técnicas estaduais são reservadas para estudantes oriundos da rede pública de ensino.
Desses 80%, metade é destinada a estudantes que estejam inseridos em famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.
Para ser contemplado na reserva de vagas, o estudante deve ter cursado integralmente as séries finais do ensino fundamental em escolas públicas (no caso do ingresso nos cursos técnicos integrados ou concomitantes ao ensino médio) ou ter cursado integralmente as séries finais do ensino fundamental em escolas públicas (no caso de ingresso nos cursos técnicos subsequentes).