Moradores do Recife que desejam fazer faculdade na área de tecnologia têm uma boa oportunidade de estudar bancados totalmente pela prefeitura. Interessados em concorrer a 250 bolsas nos cursos de sistemas para internet ou análise e desenvolvimento de sistemas podem se inscrever até 22h de 19 de julho. É o Programa Embarque Digital, da Secretaria Municipal de Educação.
Os aprovados começarão a estudar no início de agosto. Das 250 vagas, metade vai para pessoas que se declararem negras ou pardas.
REQUISITOS PARA CONCORRER ÀS BOLSAS
Para participar é necessário morar no Recife, ter cursado todo o ensino médio em escola pública e haver concluído o ensino médio nos últimos cinco anos.
Outro requisito é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). Será com a nota do Enem ou do SSA que o candidato vai concorrer às vagas.
Valerão as médias do Enem nas edições de 2021, 2020, 2019, 2018 ou 2017. Do SSA, o concorrente poderá usar o resultado de 2020, 2019, 2018 ou 2017.
Participam do Embarque Digital o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Senac, Unit e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
COMO FUNCIONA
Para se inscrever é preciso acessar o Conecta Recife ou o Portal da Educação do Recife. Duzentas vagas serão preenchidas com candidatos que optarem pela nota do Enem na seleção. E 50 para os vestibulandos que escolherem concorrer com o SSA.
Ao efetuar a inscrição, o estudante não escolhe o curso que vai concorrer. Ele apenas informa se, caso aprovado, vai estudar pela manhã ou à noite.
Neste edital, das 250 vagas, 100 serão de cursos ofertados pela manhã, sendo 50 no Senac e 50 na Unit. Outras 150 vão para os cursos da noite, sendo 50 na Unicap, 50 na Uninassau e 50 na FICR.
LISTÃO DOS APROVADOS
O listão dos aprovados será divulgado no dia 27 de julho. Os cursos têm duração de dois anos e meio e vão ser ofertados pela manhã ou à noite.
Os candidatos são classificados de acordo com as notas. Nas datas de matrículas, a prefeitura convoca os aprovados na ordem de acordo com as notas.
Os mais bem classificados, portanto, são os primeiros a se matriculares. Por isso, têm mais opções de escolher a faculdade.
DÚVIDAS
Abaixo, respostas para algumas dúvidas dos candidatos
1) Tenho que residir no Recife para entrar no Embarque Digital?
Sim, o Embarque Digital é um Programa para estudantes que moram no Recife.
2) Estudantes de escolas particulares podem tentar uma das vagas?
Não. Apenas estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública podem concorrer às vagas do Programa Embarque Digital.
3) Existe limitação de idade para entrar no Embarque Digital?
Não existe limitação de idade, mas o estudante deve ter concluído o ensino médio há não mais que 5 anos para tentar uma das vagas.
4) Qual é o exame que devo usar para entrar no Embarque Digital?
Você pode concorrer com sua nota do ENEM dos anos de 2021, 2020, 2019, 2018 ou 2017 OU com o SSA dos anos de 2020, 2019, 2018 ou 2017
5) Existe nota mínima para tentar entrar no Programa?
Não existe nota mínima, mas o ranking é feito considerando as melhores notas dos(as) candidatos(as). Quanto maiores as notas, mais chances os(as) candidatos(as) têm de conseguir vagas no Programa Embarque Digital. Lembrando que o candidato escolhe o resultado de qual edição do Enem ou do SSA vai ser usado na seleção
6) É preciso comprovar renda para obter a bolsa de estudo do Programa Embarque Digital?
Não é necessário comprovar renda para ter direito a bolsa de estudo. Os critérios para ingresso no Programa Embarque Digital são: Ser residente e domiciliado(a) na Cidade do Recife; Ter cursado todo ensino médio em escola da rede pública; Ter concluído o ensino médio nos últimos 05 (cinco) anos; Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2021, 2020, 2019, 2018 ou 2017 ou Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nas edições de 2020, 2019, 2018 ou 2017.