Trabalhadores da educação de Pernambuco iniciam a semana com a expectativa de saber quando receberão o abono referente aos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).
Inicialmente o governador de Pernambuco prometeu pagar nesta segunda-feira (08), mas impasse na liberação do recurso vai atrasar o pagamento.
Diante do grande interesse pelo abono e das muitas dúvidas entre os contemplados, a Secretaria Estadual de Educação fará uma coletiva de imprensa às 11h30 desta segunda-feira
para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento do site de consulta dos beneficiários do Precatório do Fundef.
A entrevista será realizada na Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), na Rua da Aurora, área central do Recife.
O secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, vai conduzir a coletiva, que terá também um representante da Procuradoria Geral do Estado.
- PRECATÓRIOS FUNDEF 2022: veja quando professores vão receber
- PRECATÓRIOS FUNDEF 2022: professores podem consultar o valor que receberão a partir desta segunda-feira
- PRECATÓRIOS FUNDEF 2022: consulta é liberada aos professores nesta segunda (8)
- PRECATÓRIOS FUNDEF 2022: Professores de Pernambuco não conseguem acessar site que informa valor de abono
Ao todo, serão contemplados pelos precatórios do Fundef 52 mil servidores, sendo 35 mil com vínculo ativo com o Estado e 17 mil sem vínculo ativo.
No total, no entanto, haverá o pagamento de 62 mil abonos. A diferença de 10 mil, em relação ao total de beneficiados (52 mil), ocorre porque há trabalhadores com dois vínculos. Nesses casos, eles receberão dobrado.
O valor recebido por Pernambuco dos precatórios é de R$ 4,3 bilhões, e 40% desse total (ou seja, R$ 1,7 bilhão) serão pagos este ano.
No dia 15 de julho, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), informou que os professores da rede estadual receberiam a primeira parcela do extinto Fundef nesta segunda-feira (8).