Atenção feras, pais de vestibulandos, professores e diretores de escola. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma das melhores instituições de ensino superior do País, abre suas portas esta semana para receber estudantes que desejam conhecer a estrutura da universidade e os cursos de graduação ofertados. Também para saber mais sobre os processos de ingresso, bolsas de assistência estudantil e outros programas para os alunos.
É a EXPO UFPE, que começa nesta segunda-feira (10) e segue até sexta-feira (14). É uma feira que vai apresentar aos feras os 113 cursos de graduação existentes. O evento tem atividades presenciais e virtuais (veja toda a programação aqui).
Uma boa sugestão é visitar o câmpus da UFPE de Recife e de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Na segunda e na terça-feira (dias 10 e 11), coordenadores dos cursos vão conversar com os vestibulandos, explicar como funcionam as graduações e mostrar as instalações da universidade.
Escolas e cursinhos que desejarem levar grupos de estudantes podem agendar preenchendo um formulário eletrônico.
Mas a diretora de infraestrutura e finanças da Pró-reitoria de Graduação, Fernanda Alencar, informa que não é necessário agendar caso a visita seja individual. É uma boa opção para os pais levarem os vestibulandos que estão em dúvida sobre qual carreira seguir ou para aqueles que desejam ter mais informações sobre as graduações.
No câmpus Recife e na Faculdade de Direito do Recife as visitas serão realizadas no dia 10, das 14h às 17h, e no dia 11, das 8h30 às 17h, em uma tenda em frente ao Niate CB/CCS.
No câmpus de Vitória, nos dias 10 e 11, o horário será das 8h30 às 17h.
UFPE NO SISU
A UFPE tem vestibular apenas para cursos que necessitam de habilidades específicas, como dança, música e Letras-Libras e também para ingresso em cursos EAD.
Para as demais graduações, o candidato deve fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois tem que se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é coordenado pelo Ministério da Educação e abre vagas duas vezes ao ano.
- Depois da pressão dos reitores e às vésperas do 2º turno das eleições, governo Bolsonaro recua e desiste de bloquear verbas das universidades e institutos federais
- A um mês do Enem 2022, feras devem revisar conteúdos e não descuidar do emocional
- Quer estudar no IFPE em 2023? Veja como se inscrever, a partir desta segunda-feira, além de datas, como é a seleção e as principais dúvidas
A UFPE vai ofertar 7.012 vagas em 105 graduações no próximo Sisu, que deve abrir inscrições no início de 2023. É o mesmo número disponibilizado na edição do Sisu deste ano. Para concorrer às vagas é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Serão 5.522 vagas para o câmpus Recife, 430 vagas para Vitória de Santo Antão e 1.060 vagas para a unidade acadêmica de Caruaru. Em cada câmpus, metade das vagas é reservada para quem estudou todo o ensino médio em escola pública, atendendo à lei federal 12.711/2012.
BOAS VINDAS
A abertura da EXPO UFPE será nesta segunda-feira, às 9h, na Concha Acústica da Universidade, com o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo. Em seguida haverá um bate-papo com os estudantes, das 10h às 12h, com o tema “Porque escolher a UFPE”.
A UFPE foi a terceira instituição do País com maior oferta de vagas na primeira edição do Sisu deste ano.
ATIVIDADES VIRTUAIS
Na quinta e na sexta-feira (dias 13 e 14), a programação será virtual, transmitida pelo canal oficial da UFPE no YouTube, com palestras.
Na quinta-feira, a partir das 9h às 17h (com intervalo das 12h às 14h), serão debatidos temas como graduação e ingresso, UFPE além da sala de aula, política e organização estudantil na UFPE, pesquisa, inovação e extensão na UFPE.
Na sexta-feira, das 9h às 12h, a discussão será sobre inclusão e diversidade na UFPE.
BÔNUS NA NOTA DO ENEM
Para o Sisu 2023, a UFPE manterá o bônus na nota do Enem para os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais de Pernambuco. Será concedido acréscimo de 10% na média dos candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que cursaram e concluíram todo o ensino médio em escolas da da Zona da Mata pernambucana e do Agreste.
Haverá 5% a mais na média dos vestibulandos concorrentes ao curso de medicina do câmpus Recife que cursaram e concluíram todo o ensino médio em escolas de Pernambuco. O mesmo vale para candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do ensino médio em escolas da Zona da Mata e Agreste pernambucano.
Há ainda 3% de bônus no Enem para candidatos ao curso de medicina de Recife que cursaram e concluíram no mínimo 2/3 do ensino médio em escolas regulares e presenciais de Pernambuco.
PESOS E PONTO DE CORTE
Uma das novidades é a mudança de pesos ou notas mínimas em sete cursos: arquitetura, biomedicina, ciências contábeis, teatro, licenciatura em física e direito no Recife. E licenciatura em pedagogia em Caruaru. Nas demais graduações estão mantidos pesos e notas mínimas adotados no Sisu 2022.