Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
PATROCINADO

Ensino Médio é a principal novidade do Colégio Saber Viver para 2023

Instituição da Zona Norte do Recife reformulou prédio com espaços para atividades extracurriculares

Cadastrado por

JC360

Publicado em 14/10/2022 às 19:35
Acreditamos que educar é um processo que requer acompanhamento, alinhamento de valores e objetivos, destaca Natália Ayres - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, que aproxima o estudante do ingresso na universidade e do início da vida profissional. É nesse período que o aluno tem contato com os mais diversos saberes para tomar decisões e desenvolver condições para pensar em qual futuro seguir. Por isso, é importante que ele esteja preparado para essa nova fase.

Com 37 anos consolidados no Educação Infantil e Ensino Fundamental e , o Colégio Saber Viver, na Zona Norte do Recife, dá um novo passo com a atualização da marca e a construção de uma nova estrutura física para a chegada do Ensino Médio na instituição, em 2023.

Colégio Saber Viver tem 37 anos consolidados no Educação Infantil e Ensino Fundamental - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O colégio tem uma proposta pedagógica sociointeracionista, que valoriza a interação do estudante com as pessoas e com o mundo, construindo, assim, memórias afetivas e uma estrutura emocional, importantes para a vida adulta.

Para Natália Ayres, Diretora Pedagógica da instituição, é a partir do conhecimento construído sobre o mundo, e seus elementos físicos, sociais, culturais e digitais, que o aluno consegue entender, explicar e fazer diferença no meio em que vive.

"Acreditamos que educar é um processo que requer acompanhamento, alinhamento de valores e objetivos. Por isso, acompanhar e orientar famílias e alunos é algo que zelamos muito no nosso dia a dia no Saber Viver", explica.

Ensino Médio

Fundado em 1985 pela professora Carmen Lúcia Ayres, o Colégio Saber Viver decidiu implantar o Ensino Médio após pedidos das famílias que, ao concluírem o Ensino Fundamental, precisavam ir em busca de outra escola, muitas vezes com valores, perspectivas e propostas educacionais diferentes.

"Sempre estamos em busca de crescimento e, há alguns anos, já estávamos estudando e desejando crescer com o Médio. Com o surgimento e mudanças propostas no Novo Ensino Médio, tivemos a certeza de que havia chegado a hora de executar o projeto e realizar este sonho", disse Natália Ayres.

Transição

Toda transição necessita de cuidados e estratégias específicas, sobretudo no ambiente escolar. Pensando nisso, a equipe de psicologia do Colégio Saber Viver começou a atuar com os alunos para que eles possam estar preparados e conscientes dos desafios lançados pelo Ensino Médio.

Segundo a Diretora, neste momento o foco tem sido ampliar e reconhecer as melhores estratégias de rotina de estudo, de autorregulação emocional e a construção de um projeto de vida coerente aos interesses dos alunos.

"Nós sempre tivemos a preocupação que os alunos tivessem acesso a experiências diversas e práticas em todas as áreas de conhecimento. Já nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos têm dois dias de integral e projetos diferenciados para o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida. Isso faz com que eles já despertam para as áreas que têm afinidade, o que tornará o percurso do Ensino Médio mais tranquilo, principalmente, quando precisarem escolher as áreas e trilhas de conhecimento que irão se aprofundar", esclarece.

Instituição tem como foco ampliar e reconhecer as melhores estratégias de rotina de estudo - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Projeto de Vida

Como parte obrigatória do Novo Ensino Médio, os colégios passaram a incluir na grade o Projeto de Vida, que desenvolve no aluno competências socioemocionais, como cooperação, compreensão, saber defender suas ideias, dominar as tecnologias, respeitar e analisar o mundo ao seu redor.

O Projeto de Vida oferece essas experiências para os alunos dentro da escola, com a orientação dos professores, que apresentam as possibilidades existentes e tiram dúvidas, respeitando a autonomia para tomarem as próprias decisões.

"Acredito que ao se orientar para a construção do Projeto de Vida, a escola que acolhe as juventudes assume o compromisso com a formação integral dos estudantes, uma vez que promove seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida", afirma Alan Barros, professor de Projeto de Vida do Colégio Saber Viver.

Estrutura

Para a chegada do Ensino Médio, o Saber Viver terá um prédio reformulado, pensado exclusivamente para essa fase. Com projeto arquitetônico de Sandra Brandão, a unidade oferece um espaço amplo, com praça arborizada, quadra de futebol de areia, refeitório, sala de atividades multifuncional, co-living externo para relaxamento entre as aulas e co-lounge com biblioteca para leitura.

Com esses espaços, os alunos podem criar mais possibilidades de interação, ocupação, aprendizado, descompressão e convívio com os colegas e funcionários. "O ponto central dessa nova etapa é, sem dúvidas, a praça. Antes, era um pátio com uma grande e única árvore, que foi mantida. Foi usado um piso intertravado para melhor conforto térmico e drenagem da água da chuva”, detalha a arquiteta Sandra Brandão.

“Várias outras árvores foram plantadas com a participação dos próprios alunos para prover sombra, brisa fresca e bem-estar que o contato com o verde proporciona. O co-lounge com o refeitório se volta para essa praça e esquadrias totais em vidro criam esse aquário que permite a entrada de luz natural e contemplação. Já nas salas, jardins internos estenderam esse contato com a natureza", finaliza.

PROJETO RUMO AO FUTURO // ENEM VESTIBULAR // COLÉGIO SABER VIVER. Início ao projeto de cobertura do Enem e vestibulares com o Colégio Saber Viver. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
PROJETO RUMO AO FUTURO // ENEM VESTIBULAR // COLÉGIO SABER VIVER. Início ao projeto de cobertura do Enem e vestibulares com o Colégio Saber Viver. NA FOTO: NATÁLIA AIRES, DIRETORA - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
PROJETO RUMO AO FUTURO // ENEM VESTIBULAR // COLÉGIO SABER VIVER. Início ao projeto de cobertura do Enem e vestibulares com o Colégio Saber Viver. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
PROJETO RUMO AO FUTURO // ENEM VESTIBULAR // COLÉGIO SABER VIVER. Início ao projeto de cobertura do Enem e vestibulares com o Colégio Saber Viver. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
PROJETO RUMO AO FUTURO // ENEM VESTIBULAR // COLÉGIO SABER VIVER. Início ao projeto de cobertura do Enem e vestibulares com o Colégio Saber Viver. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS