A prova de línguas estrangeiras do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma pedra no sapato de muitos candidatos que se inscrevem para participar da prova.
As opções de idiomas disponíveis são inglês e espanhol e muitas pessoas ficam na dúvida em qual escolher na hora da inscrição.
Algumas pessoas preferem o inglês, por já ter certo costume com a língua. Já outras preferem o espanhol, por conta de semelhanças com o português.
Por conta desse "temor" com a prova de línguas estrangeiras, trouxemos aqui algumas dicas de como se sair bem nessa parte da prova do Enem 2022.
COMO IR BEM NA PROVA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DO ENEM 2022
ATENÇÃO À INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Por se tratarem de questões objetivas, a interpretação correta da pergunta é acaba sendo de uma importância enorme.
Esse ponto é ainda mais importante pelo fato de que muitos alunos de escolas públicas não tem nenhum dos idiomas na grade curricular, o que acaba complicando o entendimento das questões.
MUITA LEITURA PRÉVIA
A leitura é muito importante para trabalhar a interpretação textual. Isso se aplica tanto ao português, como também para outras línguas, especialmente inglês e espanhol, que estão no Enem.
Assistir seriados e filmes legendados (com legenda na língua estrangeira) também podem ajudar muito na evolução da capacidade de leitura e interpretação textual.
ATENÇÃO AOS FALSOS COGNATOS
Nas duas línguas, especialmente no espanhol, é fácil encontrar os falsos cognatos, que são palavras de outras línguas que se parecem com palavras em português, mas que possuem significados diferentes.
Se não tiver atenção, o candidato pode achar que uma palavra significa uma coisa que é escrita de maneira semelhante em português, mas que em outra língua é algo totalmente diferente.