Na UNINASSAU, teoria e prática andam juntas

As novidades para 2023 são a reestruturação das clínicas de atendimento e a implementação do Conceito Ubíqua no curso de Odontologia
JC360
Publicado em 26/10/2022 às 7:00
UBÍQUA No sistema, são oferecidas aulas híbridas para cursos que demandam atividades práticas contínuas, como é o caso de Odontologia e outras formações da área de saúde Foto: JAILTON JR/JC IMAGEM


Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o país hoje tem quase 47% a mais de profissionais do segmento do que em 2010. São 330 mil dentistas e quase 210 mil auxiliares e técnicos em prótese dentária e saúde bucal, em um setor que registrou faturamento de mais de R$ 38 bilhões nos últimos anos.

Num mercado em ascensão e com tantos profissionais, é necessário estar cada vez mais qualificado e atualizado com as novas tecnologias e inovações disponíveis.

E é este ambiente que a UNINASSAU, do Grupo Ser Educacional, busca oferecer há 13 anos. Para o ano de 2023, as novidades são a reestruturação das clínicas de atendimento de pacientes e a implementação do Conceito Ubíqua no curso de Odontologia da instituição.

A proposta é incluir ainda mais a prática no dia a dia dos estudantes, agregando experiência ao processo de aprendizagem. Não somente Odontologia, mas todos os cursos do Grupo Ser Educacional seguem o novo formato de ensino proposto pelo Projeto Ubíqua, com um conceito de educação onipresente, que pode ser acessada por diversos canais.

No sistema, são oferecidas aulas híbridas (presenciais e remotas) para cursos que demandam atividades práticas contínuas, como é o caso de Odontologia e outras formações da área de saúde, e exclusivamente digitais quando os conteúdos permitem.

Além das matérias da grade curricular das especialidades, os estudantes podem optar por cursos específicos que garantem a eles certificados digitais. São formações extras que destacam o aluno academicamente e também no mercado de trabalho, tornando-o apto para atuar em todos os segmentos básicos da odontologia.

A coordenadora acadêmica de Saúde da UNINASSAU Recife, Conceição Castro, destaca que cursar uma graduação que integre teoria e prática na hora do ensino pode fazer toda a diferença na conduta do profissional de Odontologia.

JAILTON JR/JC IMAGEM - INTEGRAÇÃO Conceição Castro destaca que uma graduação que alie teoria e prática pode fazer toda a diferença na conduta do profissional de Odontologia

"É muito importante que o profissional possa colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. Dessa forma, pode vivenciar situações reais que acontecem no exercício da profissão e saber como encontrar soluções para elas. Na UNINASSAU, contamos com laboratórios para aulas práticas com manequins que simulam a cabeça humana, e também com a clínica-escola, onde os estudantes podem atender pacientes e entender como funciona o dia a dia em uma unidade de saúde", conta a gestora.

O curso de Odontologia da UNINASSAU conta com cerca de 700 estudantes só nas unidades da Região Metropolitana do Recife, no período da manhã e noite, que têm em sua matriz curricular mil horas de aulas práticas, entre laboratórios e clínica-escola, além 400 horas de atividades de extensão e de 800 horas de estágio supervisionado.

"Esse é o nosso diferencial: preparar o profissional para o mercado de trabalho com muita prática, permitindo que ele possa se preparar para os desafios do mercado de trabalho", explica. Conceição ainda ressalta que o aluno de Odontologia tem a possibilidade de fazer parte de um programa de intercâmbio para aperfeiçoar seus conhecimentos em uma universidade fora do país.

O aluno desenvolve o projeto com a orientação de um professor da UNINASSAU e, sendo aceito na outra instituição, pode passar até seis meses na unidade de ensino estrangeira.

ATENDIMENTO

Nas aulas práticas, os estudantes têm acesso aos equipamentos para atendimento odontológico, como aparelhos de raio-X, caneta de alta e baixa rotação, seringa tríplice de ar e água, modelos de dentes para estudo, entre outros instrumentos.

Além disso, ao longo do curso, o cirurgião-dentista participa ativamente na construção da sua formação e transformação da sociedade, integrando projetos de iniciação científica e de extensão, monitoria e cursos de formação básica e aperfeiçoada.

Jailton Jr/JC IMAGEM - A matriz curricular do curso de Odontologia conta com mil horas de aulas práticas, entre laboratórios e clínica-escola, além 400 horas de atividades de extensão e de 800 horas de estágio supervisionado

"O nosso objetivo é formar pessoas que não só sejam ótimos profissionais, mas que sejam cidadãos críticos e contribuam para a sociedade. Assim, também realizamos ações sociais e de saúde na comunidade. A clínica-escola também contribui para essa formação humanizada", destaca a coordenadora.

Para atender na clínica-escola, os estudantes passam primeiro pela parte teórica da disciplina, que tem duração de seis meses. Depois disso, eles passam a atender no espaço com a orientação de um preceptor ou professor, que os ajudam na triagem e no desenvolvimento do tratamento necessário.

Os interessados em serem atendidos pela clínica podem entrar em contado por meio do Instagram @OdontologiaUNINASSAUrecife ou pelo telefone (81) 3413-4625.

TAGS
uninassau odontologia sem publicidade
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory