Com Estadão Conteúdo
Com a aproximação da aplicaçõa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, algumas dúvidas começam a surgir na cabeça dos candidatos que irão participar da prova.
Uma dessas dúvidas é sobre como é calculada a nota da prova. É de conhecimento público que a nota máxima que pode ser atingida no Enem é 1000 pontos, em cada uma das provas e na redação.
COMO É CALCULADA A NOTA DO ENEM?
O Enem é composto por quatro provas e a redação, totalizando cinco notas. Estas cinco notas são somadas e o resultado delas é dividido por cinco, chegando assim à média delas que é a nota final do candidato. Confira o exemplo:
- Redação: 720
- Linguagens: 800
- Ciências Humanas: 640
- Matemática: 500
- Ciências da Natureza: 540
Com estas notas, o candidato tem um total de 3.200 pontos. O próximo passo é dividir este total pela quantidade de provas, que é cinco.
3.200 / 5 = 640.
Dessa forma, a nota final do candidato será de 640 pontos.
COMO É CORRIGIDA A REDAÇÃO DO ENEM?
A redação do Enem é corrigida seguindo um critério baseado em cinco competências distintas, cada uma valendo um máximo de 200 pontos. São elas:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
PESOS DIFERENTES E VAGAS DE PROUNI/SISU
Dependendo da faculdade e do curso escolhidos pelo candidato, algumas dessas notas das provas podem ter peso diferente, o que muda um pouco o cálculo da nota.
Em cursos da área de humanas, a prova de linguagens e a prova de ciências humanas normalmente tem um peso maior que matemática, por exemplo.
Nisso, a conta para se chegar na nota final acaba mudando. As provas que tiverem peso maior que 1 devem, antes de ser somadas, multiplicadas pelo valor do peso. Daí, feitas as multiplicações, somam-se as notas e depois divide o valor geral pela soma dos pesos, chegando assim na nota final.
Já no caso das vagas do Sisu e das bolsas do ProUni, os cálculos são feitos de acordo com a nota de corte dos cursos escolhidos e também das respectivas instituições. O candidato deve estar atento às informações que forem divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).