Nos próximos dias 13 e 20 de novembro, mais de três milhões de pessoas em todo o Brasil se irão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.
No primeiro dia do Enem 2022, será aplicada a prova de redação, além das provas de Linguagens e Ciências Humanas.
No segundo dia, acontecerão as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
A redação é um dos principais momentos do Enem 2022, por se tratar de uma prova onde o tema é simplesmente aleatório e o candidato só tem algumas informações fornecidas na própria prova para poder tomar com base. Um professor especializado em redações do Enem falou sobre a situação:
“Com a data das provas se aproximando, geralmente são divulgadas listas de possíveis temas de Redação. No entanto, muitos alunos não se informam a respeito, e, por isso, na hora da prova não conseguem dissertar de forma que atinja uma pontuação alta”, explicou João Filho, professor de Redação da plataforma Professor Ferretto, especializada no Enem.
CONFIRA MOTIVOS QUE PODEM TIRAR PONTOS OU FAZER UMA REDAÇÃO ZERAR NO ENEM
- Fugir do assunto ou da estrutura textual: PODE ZERAR
Muitas vezes, não há uma compreensão do assunto que está sendo abordado, e dessa forma, os estudantes acabam fugindo totalmente da proposta.
- Utilizar operadores argumentativos: PODE TIRAR PONTOS
Escrever uma redação com palavras ou períodos dos apostos de forma desconexa com o assunto do texto.
- Desenvolver o texto fora do local indicado: PODE ZERAR
A redação que não estiver na folha destinada à ela será desconsiderada na hora da correção das provas, pois é avaliada como “em branco”.
- Abordar o assunto de forma parcial: PODE TIRAR PONTOS
O tema da redação do Enem é baseado em tópicos que estão em evidência, por isso, é importante ficar atento em tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo, assim, é possível desenvolver um argumento mais completo.
- Texto insuficiente: PODE ZERAR
As redações do Enem possuem uma quantidade de linhas exatas para sua elaboração. Portanto, é importante se organizar para que todas as ideias sejam colocadas corretamente e não ultrapassem o limite destinado. É de extrema importância que o texto tenha no mínimo 7 linhas, e no máximo 30.
- Utilizar repertório e conhecimento de outras áreas: PODE TIRAR PONTOS
Como vimos em um tópico mais acima, a cópia da proposta sugerida ou do caderno de questões, pode fazer com que partes do seu texto sejam desconsideradas.
“Dessa forma, é necessário que a redação seja desenvolvida de forma original, sem inclusão de outros assuntos ou transcrição do tema”, ensina João Filho.
- Linguagem informal: PODE ZERAR
Neste caso, quando as redações apresentarem impropérios, elas serão desconsideradas na correção.
- Redigir de forma desconexa com o tema: PODE ZERAR
É imprescindível que todo o texto esteja relacionado com o assunto abordado pelo Enem.
- Assinar ou rubricar no espaço de redação: PODE ZERAR
A folha de redação é totalmente destinada ao desenvolvimento do texto, não sendo permitido qualquer tipo de assinatura ou rubricas.
- Escrever em outras línguas ou com letras ilegíveis: PODE ZERAR
As provas do Enem são realizadas no Brasil, por isso, é importante que ela esteja totalmente escrita na Língua Portuguesa e em letra legível. Caso haja algum tipo de divergência na redação, ela será zerada de forma automática.
Como nas duas últimas edições, o Enem 2022 terá a versão impressa e a versão digital. Do total de inscritos, 3.331.566 farão a prova em papel e 65.066 pelo computador.
Em Pernambuco estão inscritos 184.860 estudantes para o Enem impresso e 1.977 para o modelo digital.
Quem deseja ingressar em todas as universidades públicas de Pernambuco tem que obrigatoriamente fazer o exame pois é com a nota dele que poderá concorrer a vagas de graduações, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf, UPE, IFPE e IF Sertão.