O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais portas de entrada para o mundo acadêmico no Brasil e é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Na edição de 2022, mais de três milhões de pessoas (3.396.632, segundo dados do INEP) se inscreveram para a prova e estão aptas para realizá-la nos dias 13 e 20 de novembro.
VEJA A HISTÓRIA DO ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado no ano de 1998, durante a gestão do ministro da educação Paulo Renato Souza, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.
De início, o Enem tinha como objetivo ser um avaliador do aprendizado dos alunos de Ensino Médio em todo o Brasil e auxiliar o ministério da educação na melhoria do ensino brasileiro, além de influenciar mudanças no currículo do ensino médio.
A partir de 2004, o Enem passou a servir para ingressar no ensino superior. O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, no governo Lula, e se utiliza das notas do Enem para dar acesso a universidades privadas.
- ENEM 2022: quantas questões tem o Enem? Veja tudo sobre a prova
- ENEM 2022: confira os casos em que a redação poderá ter nota zero
- ENEM 2022: como a redação do Enem é corrigida? Veja as cinco competências da redação do Enem na Cartilha do Participante
- ENEM 2022: saiba como acessar a página do participante e conferir local de prova do Enem
Já no ano de 2010, o Ministério da Educação desenvolveu o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que serve para os candidatos se inscreverem para as vagas em instituições de Ensino Superior públicas.
Desde a edição de 2017, o Enem tem duração de 5h30 no primeiro dia, que conta com a redação, a prova de linguagens e a de ciências humanas. No segundo dia, a duração é de 5h, para as provas de ciências da natureza e de matemática.