Em reunião realizada em Brasília, na noite da última segunda-feira (19), foi definido que o Ministério da Educação (MEC) no novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficará à cargo do ex-governador do Ceará e senador Camilo Santana (PT).
Nesta reunião estavam presentes a atual governadora do estado do Ceará, Izolda Cela, que era uma das pessoas cotadas para o MEC e que assumirá a Secretaria Nacional de Educação Básica, como também o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o governador eleito do Ceará, Eumano de Freitas (PT).
Nesta matéria você poderá conferir as seguintes informações:
- Quem é Camilo Santana, o ministro da Educação do novo Governo Lula;
- Nomes que vinham sendo cotados para assumir o MEC;
- Ministros já confirmados no novo Governo Lula em 2023.
QUEM É CAMILO SANTANA MINISTRO DA EDUCAÇÃO?
Camilo Santana é natural da cidade do Crato, no Cariri, e tem 54 anos de idade. Ele é professor e formado em engenharia agrônoma.
Santana tem uma carreira extensa no poder público. Antes de ser governador do Ceará, ele foi superintendente adjunto do Ibama no Ceará e depois chegou a assumir a secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado, onde ficou de 2007 a 2010, durante o governo de Cid Gomes.
Em 2010, Camilo Santana disputou seu primeiro cargo eletivo e foi o candidato a deputado federal mais votado neste ano no estado do Ceará, com 131 mil votos.
Ele passou dois anos no cargo e então teve que se licenciar para assumir a Secretaria das Cidades no segundo governo de Cid Gomes.
Em 2014, Santana concorreu pela primeira vez ao governo do Ceará e obteve 53,35% dos votos no segundo turno e foi eleito, com Izolda Cela sendo sua vice na chapa.
Quatro anos depois, Camilo Santana foi reeleito governador do Ceará com uma margem ainda maior, 79,96%, e direto no primeiro turno.
Agora nas eleições de 2022, Camilo Santana concorreu a um cargo de senador e conseguiu ser eleito com 3,3 milhões de votos.
CAMILO SANTANA MINISTRO EDUCAÇÃO: quem era cotado para assumir o MEC?
Em 2023, Camilo Santana assumirá o posto de Ministro da Educação no novo governo Lula, após convite do próprio presidente eleito.
Um dos nomes mais cotados para a pasta era o de Izolda Cela, atual governadora do Ceará e que foi vice de Santana nos dois mandatos como governador cearense.
Além de Cela, nomes como o da senadora e ex-candidata à presidência, Simone Tebet (MDB), e o de Fernando Haddad (ex-ministro da educação e futuro ministro da Fazenda) foram cogitados para assumir o MEC.
- PRECATÓRIOS DO FUNDEF 2022 EM PERNAMBUCO: governo pagará novo lote de beneficiados nesta quarta-feira (21)
- VESTIBULAR ITA: Pernambucana é a primeira mulher aprovada em 1º lugar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica em 11 anos
- Quem é Camilo Santana? Conheça ex-governador que deve ser ministro da Educação de Lula em 2023
- NOVO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO: Mozart Ramos nega ter sido convidado para assumir educação de Pernambuco na gestão Raquel Lyra
QUEM SÃO OS MINISTROS DE LULA PARA 2023? Confira nomes já confirmados
- Ministro da Educação: Camilo Santana
- Ministro da Fazenda: Fernando Haddad
- Ministro da Casa Civil: Rui Costa
- Ministro da Defesa: José Múcio
- Ministro da Justiça: Flávio Dino
- Ministra da Cultura: Margareth Menezes
- Ministro das Relações Exteriores: Mauro Vieira