Mais uma crítica pública à escolha da governadora Raquel Lyra para o comando da educação de Pernambuco. Em um post no Twitter, na manhã desta terça-feira (03), a deputada estadual Rosa Amorim (PT) reclamou da escolha por Ivaneide Dantas, que tomou posse como secretária estadual de Educação no primeiro dia útil de 2023.
Ivaneide foi secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, de março de 2017 até a semana passada. Ela fez campanha para o ex-prefeito da cidade, Anderson Ferreira, candidato de Bolsonaro ao governo de Pernambuco nas últimas eleições. Tomou posse no cargo de secretária estadual de Educação na última segunda-feira (02).
No último sábado (31), quem associou o nome de Ivaneide ao ex-presidente Bolsonaro foi o influenciador digital Felipe Neto, um dos mais seguidos do Brasil, com mais de 40 milhões de seguidores do YouTube e considerado, em 2020, uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time.
Na segunda-feira (02) foi a vez da deputada federal Marília Arraes falar sobre o assunto e também criticar a escolha, respondendo ao post de Felipe Neto. Ela disse que não era surpresa a escolha de Raquel Lyra.
"Depois que passarmos 4 anos de desmonte na educação, perseguição aos professores, sucametaento das universidades, negacionismo científico, achei que estivéssemos livres do bolsonarismo. Aí vem Raquel Lyra e nomeia uma bolsonarista para Secretaria de Educação e Esportes. Lamentável", escreveu Rosa Amorim num post no Twitter.
SEM VIÉS POLÍTICO
Após tomar posse no Palácio do Campo das Princesas, sede do Poder Executivo estadual, Ivaneide Dantas falou sobre o comentário de Felipe Neto. Ela garantiu que a educação estadual não terá conotação política e sim foco na qualidade.
Disse que não está preocupada com comentários se é ou não apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro. Garante que a prioridade será melhorar os indicadores educacionais do Estado.
Em vários posts de Ivaneide no Instagram, feitos durante a campanha eleitoral para governador e presidente ela estava com as cores da bandeira brasileira, associada a Bolsonaro. Alguns, inclusive, foram compartilhados em grupos de professores. A conta dela era aberta, mas desde ontem passou a ser fechada.