Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

USP prorroga prazo para candidato usar nota Enem para se inscrever no vestibular

Estão disponíveis mais de 2,9 mil vagas em diversos cursos da USP, a maioria destinada a cotas sociais, para estudantes indígenas e negros

Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 04/01/2023 às 18:40 | Atualizado em 27/02/2023 às 9:30
Estão disponíveis mais de 2,9 mil vagas em diversos cursos, a maioria destinada a cotas sociais, para estudantes indígenas e negros - Marcos Santos/USP Imagens
Do Estadão Conteúdo
A Universidade de São Paulo prorrogou até o meio-dia de 31 de janeiro o prazo para os vestibulandos se inscreverem no Enem USP.
O sistema permite que os alunos concorram a uma vaga na universidade usando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Estão disponíveis mais de 2,9 mil vagas em diversos cursos, a maioria destinada a cotas sociais, para estudantes indígenas e negros. Inicialmente, o prazo se encerraria no dia 11 de janeiro.
Segundo a USP, o candidato pode concorrer a uma vaga em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: ciências biológicas e da vida, ciências exatas e tecnológicas e ciências humanas e sociais.
Para participar do sistema Enem USP é necessário ter concluído o ensino médio em 2022 e ter feito a prova do exame. O processo de seleção substitui, na USP, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do governo federal. Segundo a universidade, o modelo foi escolhido para que os ingressantes possam seguir o calendário de matrícula do vestibular da USP, a Fuvest.
A distribuição das vagas será feita por classificação conforme a pontuação obtida no Enem deste ano. Primeiro, serão preenchidas as vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC); depois, as de Políticas de Ações Afirmativas, nas categorias Escola Pública (L1 e L3); na sequência, serão classificados os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).
Para o caso de candidatos pretos, pardos e indígenas que tentarem vagas pelas categorias PPI, a matrícula será condicionada à validação de raça por uma comissão da USP. O objetivo é garantir a segurança da vaga e evitar fraudes.
Para participar do processo, o candidato deve pagar uma taxa no valor de R$ 10. Estão isentos de cobrança aqueles que se encaixam em algum dos critérios abaixo:
- Inscritos no vestibular da Fuvest 2023;
- Em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (categorias EP-L1 e PPI-L2);
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
As inscrições podem ser feitas neste link. (COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL)
 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS