O ingresso dos filhos na escola é um momento desafiador para as crianças e também para os pais. Afinal, o primeiro contato com o espaço escolar pode causar inseguranças pelas mudanças que traz ao dia a dia. Mas, com a orientação correta, é possível ter um processo de adaptação fluido e tranquilo.
O Colégio Saber Viver conta com quatro pilares para que esse acolhimento aconteça de forma assertiva: confiança, verdade, rotina e tempo.
“O primeiro passo é estabelecer confiança com os pais, fazendo com que eles conheçam a escola e se sintam seguros em deixar seus filhos com a gente. Sempre trabalhamos com a verdade e afetividade para educar, estabelecendo uma rotina que facilite com que eles se adaptem ao novo ambiente e respeitando o tempo de cada um para criar laços na escola”, explica a orientadora pedagógica do Ensino Infantil do Saber Viver, Juliana Siqueira.
Os familiares são essenciais nesse momento de transição, que começa bem antes do primeiro dia do aluno no colégio. As famílias são convidadas a conhecer a estrutura da escola e a participar de reuniões prévias para que possam falar um pouco sobre a rotina do filho e também tirar dúvidas.
“Convocamos as famílias para que nos contem sobre a rotina dos pequenos, como horários de sono e de que forma socializam. Na oportunidade, explicamos como trabalhamos e as necessidades da criança naquela fase do desenvolvimento. Os pais são muito importantes para incentivar a criança, preparando para que ela venha feliz à escola e disposta a aprender coisas novas”, conta a orientadora.
Juliana destaca que a mudança de rotina pode começar a ser feita uma semana antes do ingresso da criança no Saber Viver, para que ela possa se acostumar aos novos horários.
“Comecem a fazer as mudanças de forma gradual, preparando a criança para estar no novo ambiente, mostrando a escola, levando para comprar a farda. Já pode mudar o horário dela acordar e de se alimentar de acordo com o tempo na escola. Isso vai fazer com que ela só precise se adaptar com o ambiente escolar tornando o processo mais fluido”.
Vale lembrar que os pais também precisam se adaptar à nova realidade, por isso, devem buscar informações sobre a adaptação, participar das reuniões e conversar com outras famílias, professores e coordenadores. “O objetivo é o mesmo: todos querem que a criança tenha uma boa adaptação”, esclarece.
METODOLOGIA
O Colégio Saber Viver estimula a autonomia dos alunos, para que eles sejam ativos no seu processo de aprendizagem. Assim, as habilidades e competências são trabalhadas de maneira que o estudante tenha senso crítico e consiga interagir uns com os outros sobre o objeto de estudo, com a mediação dos profissionais da escola.
Esse momento de acolhimento é essencial para o desenvolvimento saudável da criança na escola, aprendendo sobre as dinâmicas do convívio social, direitos e deveres, a dividir espaço, respeito às regras e à coletividade.
“No ambiente familiar, as regras são específicas e na escola elas são gerais, a criança vai passar a viver e a compreender as normas sociais e a cidadania, convivendo com outras famílias e trocando ideias sobre educação, que é algo complexo”, diz Juliana.
Na primeiríssima infância, um a três anos, é trabalhada a relação dos pequenos com o corpo, despertando neles para que ele serve e como, a partir da estrutura física de cada um, acontece a relação deles com o mundo. É o momento de testar a motricidade ampla da criança, sua movimentação, ensinar sobre regras de convívio.
Depois disso, começa o desenvolvimento dos movimentos refinados, trabalhando o movimento das mãos com pequenos projetos, como esculturas, para depois expressar o que pensam através do desenho.
NOVO ENSINO MÉDIO
O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e aproxima os estudantes do ingresso na universidade e do início da vida profissional. Um dos principais objetivos do Novo Ensino Médio é permitir que eles desenvolvam condições para decidir o futuro profissional e pessoal, proporcionando o contato com os mais diversos saberes para tomar decisões.
A metodologia do Colégio Saber Viver é desenvolver não apenas os conhecimentos técnicos e o aprendizado do conteúdo, mas também habilidades como cooperação, compreensão, capacidade de argumentação, domínio das tecnologias, além de respeitar e analisar o mundo e suas múltiplas vivências. Os alunos são estimulados a tomar decisões com autonomia, responsabilidade pessoal e social.