Empresa leva tecnologia e inovação para as escolas públicas de Maceió

Em parceria com a Secretaria de Educação de Maceió, a Trakto Design desenvolveu plataforma digital para auxiliar professores na elaboração de aulas criativas e conectando os alunos aos recursos tecnológicos
Filipe Farias
Publicado em 25/03/2023 às 7:06
Professores da rede de ensino público de Maceió estão sendo capacitados para utilizarem a plataforma da Trakto Educação e equipamentos tecnológicos Foto: divulgação


Diante dos avanços tecnológicos que surgem a cada dia, desenvolver um sistema de ensino inovador e criativo tem sido um dos maiores desafios para a maioria dos professores do Brasil. Afinal, a competição dentro da sala de aula, muitas vezes, tem sido com a própria tecnologia, que disputa a atenção dos alunos com os professores. Com isso, a necessidade de modernizar a forma de educar desde as primeiras idades se tornou fundamental para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas.

Para isso, nada melhor que aliar à metodologia de ensino essa transformação digital. Entretanto, essa modernização só é possível com investimento e capacitação dos docentes para encarar os novos tempos. Em Maceió, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, está implementando um novo conceito de sala de aula, onde os professores e alunos estão conectados numa mesma plataforma.

Em uma parceria público-privado, a Trakto Design - empresa alagoana - desenvolveu um conjunto de soluções criativas desenhado exclusivamente para professores e alunos da rede municipal, com propostas adaptadas à realidade de cada escola. Ou seja, isso possibilita a apresentação e o compartilhamento de assuntos pedagógicos de uma maneira mais atraente, estimulando assim o interesse dos alunos em aprender por meio dos meios tecnológicos.

"Nossa intenção é fazer com que o professor esteja cada vez mais inserido no mundo tecnológico. Fazer com que ele produza mais conteúdo e faça com que o nosso aluno tenha um aprendizado melhor. Vemos que as tecnologias estão avançando e todo aluno já tem ou mexe em algum aparelho tecnológico. Então queremos trazer o professor para essa realidade e fazer com que o ensino tenha mais qualidade", afirmou José Neto, secretário de Educação de Maceió.

Através do evento "Educar é Massa: Jornada Pedagógica 2023", realizado nesta sexta-feira (24), em Maceió, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma aula inaugural para apresentar e integrar professores e gestores a plataforma Trakto Educação. "Desenvolvemos um software de design para poder implementar nas escolas e ajudar o professor a desenvolver uma aula criativa e envolvente. Porém, sabemos que teremos de pegar na mão de muitos professores, pois alguns não sabem nem ligar um computador. Então, a Trakto também irá capacitá-los para usar todas as ferramentas a sua disposição", explicou Paulo Tenório, CEO da Trakto e idealizador do projeto.

Na parceria firmada entre a empresa e o ente público, ficou acordado que o município vai equipar as salas de aula de forma adequada para que o projeto tenha a devida eficácia. "Para podermos implementar isso nas escolas, primeiramente, tínhamos de saber quantos professores tinham computadores, mas ninguém sabia (da Secretaria de Educação). Ninguém sabia quantas escolas municipais tinham internet. Então, minha equipe visitou as 147 escolas municipais de Maceió, entrou nas 1.188 salas de aulas e fotografou tudo o que estava de errado. Quando levantamos os dados descobrimos que nenhuma prefeitura do Brasil tinha esses dados coletados. A partir daí é que o projeto foi desenvolvido", contou Paulo Tenório.

A ideia é equipar os professores com um tablet e um smartphone para que eles possam trabalhar e influenciar os alunos, que também terão a oportunidade de colocar a mão no 'touch screen'. "Conversamos com vários professores e perguntamos o que faltava para entregar uma aula mais dinâmica e, quase que unânime, a resposta foi falta de investimento. Muitos revelaram que tiraram dinheiro do próprio bolso para comprar uma caixa de som para colocar uma música para interagir com os alunos na sala de aula, outros investiram em um retroprojetor. Então, diante disso, iniciamos essa transformação com os professores, dando equipamentos de última geração, pois sabemos que imediatamente os alunos serão transformados pelas novas aulas", garantiu o CEO da Trakto.

Na capacitação dada aos professores, eles serão ensinados a construir um storytelling - a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando diversos elementos: imagem, som ambiente -, uso da internet, abrir uma página do YouTube numa televisão, além de saber utilizar equipamentos e tecnologias. "Hoje as crianças são vidradas em vídeos curtos que estão na internet. O TikTok é uma febre por entregar um material com essa característica. Então, sabendo que elas estão conectadas nas redes sociais, por que não fazer uma aula com essa roupagem, com vídeos, gifs, entre outros meios?", questionou o professor Davi Silva, adepto da plataforma Trakto.

Expansão da plataforma Trakto para outros estados

Atualmente, a plataforma Trakto está sendo utilizada em escolas de dois municípios de Alagoas: Maceió e Penedo. Porém, a ideia da empresa é levar o software para outros estados do Brasil. "Estamos fazendo o lançamento para abrir portas para outras cidades. Uma solução que nasce aqui no Nordeste já nasce com o entendimento da nossa realidade, desde o clima da sala de aula, a estrutura das escolas, a formação dos professores e também dos alunos", disse Paulo Tenório, CEO da Trakto.

No Recife, os professores da rede municipal já trabalham com o apoio tecnológico. Cada docente recebeu um notbook e um moldem da Prefeitura para auxiliar no planejamento das aulas. "Como a realidade em Pernambuco é outra, tem mais recursos, nesse caso (que os professores já receberam equipamentos), a Trakto entraria com o software e com formação desses professores, ensinando-os dinâmicas para desenvolver esse lado criativo", esclareceu Paulo Tenório.

TAGS
Educação Ensino Público tecnologia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory