Através do Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional para Certificação de Competências oferece a oportunidade para qualquer pessoa que não tenha concluído o ensino fundamental ou médio de obter essa certificação.
O Encceja é uma forma de possibilitar o acesso à educação e abrir portas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
Veja nesta matéria:
- Quando é a prova do Encceja;
- O que estudar para o Encceja;
- Dicas de estudo para o Encceja.
QUANDO É A PROVA DO ENCCEJA?
Vale lembrar que as inscrições para o Encceja 2023 já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 2 de junho. A seguir, você pode conferir o calendário completo do exame:
- Inscrição: até 2 de junho;
- Solicitação do atendimento especializado e tratamento pelo nome social: até 2 de junho;
- Ressarcimento: até 9 de junho;
- Resultado: 12 de junho;
- Recurso:12 a 16 de junho;
- Resultado do Recurso: 19 de junho;
- Aplicação da prova ensino fundamental e médio: 27 de agosto
O QUE ESTUDAR PARA O ENCCEJA?
O exame é composto por duas modalidades de provas: uma para o ensino fundamental e outra para o ensino médio. Cada uma dessas modalidades tem requisitos e conteúdos específicos.
Para a prova de ensino fundamental, são separados os seguintes temas:
- Ciências;
- Matemática;
- História e Geografia;
- Língua Portuguesa;
- Língua Estrangeira, Educação Artística;
- Educação Física.
Os assuntos abordados na prova de ensino médio são os seguintes:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias.
No Encceja, o participante pode ter liberdade nas respostas, podendo usar tanto o conhecimento adquirido na sala de aula quanto o conhecimento adquirido na vida pessoal.
INSCRIÇÕES para o ENCCEJA 2023 estão ABERTAS!
DICAS DE ESTUDO PARA O ENCCEJA
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibiliza em seu site as provas e gabaritos de edições anteriores do Encceja.
Ao acessar esses recursos, os candidatos podem familiarizar-se com o formato das provas e praticar com questões já aplicadas em edições anteriores.
Principalmente para aqueles que nunca fizeram o exame, é importante conferir as provas anteriores e entender como ele funciona (Clique aqui para conferir as provas de exames anteriores).
Também disponibilizado pelo Inep, no site do Ministério da Educação, está o Livro do Estudante, material que reúne informações sobre cada tema de cada prova, seja para o ensino fundamental ou médio.