Há tempo, candidatos aprovados no concurso para docentes da Universidade de Pernambuco (UPE) aguardam alguma sinalização do governo Raquel Lyra (PSDB) sobre a nomeação e consequente posse de todos os profissionais aprovados no certame. Ao todo, o concurso abriu 185 vagas, mas até então, apenas 29 professores tiveram a nomeação publicada.
Nessa segunda-feira (29), a UPE deu início ao primeiro semestre letivo de 2023, ainda com déficit de professores e nenhuma previsão de nomeação de mais aprovados ou mesmo a posse dos que já foram convocados.
Ao todo, o certame abriu 202 vagas para professor universitário, sendo que 17 não foram preenchidas. Do quadro, 15 vagas foram para função de auxiliar, três vagas para assistente e 184 para adjunto. As provas objetivas aconteceram em agosto e setembro de 2022.
Atualmente a Universidade de Pernambuco conta com 1.259 docentes, distribuídos em seus diferentes campi em Pernambuco, com atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão universitária.
UPE fala sobre novos passos de concurso
Apesar da cobrança por parte dos professores aprovados, a UPE não tem nenhuma previsão a respeito de mais nomeações, mas diz que ainda aguarda autorização do governo Raquel Lyra (PSDB) para efetivar as posses daqueles já nomeados e que poderão começar a exercer suas atividades.
"Em 2022 foi realizado concurso docente, para ocupar 185 vagas em diferentes áreas. A instituição já realizou todos os procedimentos para a convocação dos aprovados, mas aguarda autorização do Governo do Estado de Pernambuco para efetivar a posse", diz em nota a UPE.
ENEM 2023: INSCRIÇÃO na PÁGINA DO PARTICIPANTE e CRONOGRAMA