Da Estadão Conteúdo
O novo ensino médio passa por mudanças, após a reforma ter se tornado alvo de críticas desde o início do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Ministério da Educação (MEC) propôs na última segunda-feira (7) mudanças sobre a quantidade de horas destinadas às disciplinas básicas obrigatórias, como Português e Matemática, aumente.
A redução da carga horária de disciplinas básicas tem sido reclamação constante de estudantes que veem prejuízos à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Veja o que se sabe sobre a nova carga horária do ensino médio 2023:
CARGA HORÁRIA NOVO ENSINO MÉDIO 2023
Antes da reforma, as três séries do ensino médio tinham 2,4 mil horas de disciplinas básicas e obrigatórias.
-
CARGA HORÁRIA NOVO ENSINO MÉDIO 2023: nova carga horária começa a valer a partir de segunda-feira (14/08) Saiba tudo sobre a REFORMA DO ENSINO MÉDIO -
O que é o Novo Ensino Médio? O que está acontecendo com o Ensino Médio no Brasil? Entenda! -
O que é Ensino Médio profissional? Entenda conceito e veja últimas notícias sobre a situação atual do Ensino Médio no Brasil
Com a mudança, esse total passou a ser de 1,8 mil horas e o restante (1,2 mil horas) foi destinado à carga flexível, em que os alunos escolhem trilhas conforme seu interesse, totalizando um máximo de 3 mil horas. A ideia agora é de não limitar mais a carga horária.
Da forma que acontece atualmente, mesmo que as escolas tenham tempo integral, as disciplinas básicas continuavam limitadas a 1,8 mil horas, o que muitas vezes equivalem a 30% do currículo.
O MEC ainda discute as mudanças e não tem um modelo pronto ou proposta de minuta fechada. O relatório vai agrupar sugestões que foram feitas durante a consulta pública, que acabou no início de julho.
NOVO ENSINO MÉDIO FOI REVOGADO?
Até o momento, o governo não anunciou se fará uma revogação do modelo.