Uma das principais dificuldades para quem irá prestar o Enem, a redação não precisa ser um pesadelo que você não consegue parar de pensar, basta apenas estudar para fazer um bom texto, precisando apenas respeitar as características e as exigências pedidas, sempre dentro do tema.
A redação é constituída por uma frase-tema, que normalmente retrata algo relacionado a sociedade brasileira, onde o texto escrito em até 30 linhas, na forma dissertativa argumentativa apresente uma proposta de mediação.
Confira: Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem
Não zere sua prova
Um cuidado que precisa ser tomado na hora da redação é: não ter sua nota zerada. Fugir totalmente do tema ou elaborar um texto que fuja do padrão de texto exigido irão te dar uma nota zero no Enem.
A redação deve ter obrigatoriamente entre 7 à 30 linhas na sua composição, visando que qualquer texto que não cumpra essa exigência seja zerada. Segundo especialistas, o ideal seria que o texto tivesse um número de linhas acima de 20, já que seria suficiente para aprofunda e argumentar sobre o tema proposto.
Deixa a prova escrita apenas no rascunho, ou adicionar desenhos também é uma quebra de norma, fazendo com que sua nota automaticamente seja zero.
Critérios para corrigir sua redação do ENEM
Nos últimos anos, o Inep utilizou os mesmos critérios para a correção da redação, onde cinco habilidades serão levadas em consideração pelo corretor que irá olhar seu texto. Confira quais são;
- Domínio da norma-padrão da língua escrita;
- Compreensão do tema;
- Organização das informações e argumentos;
- Correta aplicação da lógica;
- Apresentar uma proposta de intervenção para o problema.
Como obter um bom resultado na redação?
- Esteja atento aos temas atuais que estão acontecendo no país;
- Leia as propostas de redações anteriores e exercite sua interpretação; e
- Estude ortografia e gramática, já que erros de pontuação, acentuação, concordância e outros detalhes serão notados durante a correção.
*Informações: Brasil Escola.