No próximo domingo, aproximadamente 3,9 milhões de candidatos enfrentarão o desafio de redigir uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas, além de responder a perguntas objetivas nas áreas de linguagens e ciências humanas.
O nervosismo e o tempo limitado são fatores cruciais que podem determinar o sucesso ou o fracasso na prova. Portanto, reunimos algumas orientações úteis para a hora do exame.
Dicas para fazer a prova do Enem
Inicie pela redação
Os especialistas frequentemente recomendam começar pela redação, pois sua mente estará mais descansada e ágil para criar o texto.
Não negligencie a proposta de intervenção
Na redação do Enem, é fundamental apresentar uma proposta de intervenção que busque solucionar ou amenizar o problema e respeite os direitos humanos.
O Inep sugere que as seguintes perguntas sejam respondidas ao elaborar a proposta
- Quem deve executar essas soluções?
- Quais efeitos podem ser alcançados por elas?
- Quais são as possíveis soluções para o problema?
Releia antes de passar a limpo
Se houver tempo suficiente, não é necessário passar a redação a limpo imediatamente após terminá-la.
Mantenha a calma, mesmo diante de um tema desconhecido
Os temas das redações do Enem costumam abordar questões relacionadas à vida cidadã, com foco em problemas sociais do Brasil.
Se o participante se deparar com um tópico sobre o qual não estudou ou não possui muito conhecimento, é fundamental manter a calma.
Possíveis temas da Redação do Enem 2023
Doação e transplante de órgãos no Brasil
O recente transplante de coração realizado no apresentador de televisão Faustão trouxe à tona a importância da doação de órgãos.
Neste tema, é possível abordar a resistência das famílias, seja devido ao desconhecimento da lei ou à crença em mitos e informações incorretas sobre o funcionamento da fila única para transplantes no país.
Impactos da inteligência artificial
O avanço e a disseminação do uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) têm suscitado debates sobre a possibilidade de as IAs substituírem trabalhadores humanos em determinadas áreas e sobre os limites éticos do uso dessas ferramentas.
Caso esse seja o tema escolhido, os questionamentos provavelmente serão direcionados a um problema ou impacto específico do uso dessa tecnologia na sociedade brasileira, exigindo que o participante aponte soluções.
Escalada da violência escolar no Brasil
Os ataques em escolas tornaram-se mais frequentes no Brasil nos últimos anos, atingindo níveis históricos em 2023.
O Enem pode abordar essa temática, desafiando os alunos a identificar as possíveis causas do aumento desses incidentes e a sugerir medidas para preveni-los.
Confira também: