A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo (5). Mais de 3,9 milhões de candidatos de todo o Brasil estão inscritos para esta edição do exame, que é pré-requisito para a entrada na maioria das universidades públicas e privadas do país, e acaba trazendo consigo um aumento significativo da ansiedade entre os estudantes.
No primeiro dia do Enem, os portões de acesso aos locais de provas fecham pontualmente às 13h (horário de Brasília, DF). A aplicação das provas começa às 13h30 e termina às 19h. Neste dia, os candidatos irão responder 90 questões das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação com uma proposta dissertativa-argumentativa.
Como o nível de tensão é maior neste primeiro domingo, especialistas e educadores reforçam os cuidados com a rotina, tanto na véspera do exame como no dia da prova. "Costumo dizer para os jovens e adolescentes que este último momento é tentar manter uma rotina leve, cuidando do sono, da alimentação, fazendo algo que gosta", explica o psicólogo e sócio do Cppl, Marcos Siqueira.
O psicólogo destaca ainda, que a família tem um papel fundamental nesse processo que antecede a realização do Enem. "Os pais tem uma experiência de vida e que já passaram por muitas coisas, inclusive por esse momento de agora. Por outro lado, os pais na posição que estão podem compartilhar as suas experiências a partir de um olhar de adulto. Então eles podem passar mais tranquilidade, tirar um pouco mais essa pressão, mas sem menosprezar essa angustia do adolescente. Porque obviamente a prova é importante, mas ela não é definidora do futuro do adolescente, muito menos do sucesso profissional", afirma Siqueira.
Cada candidato irá lidar com a preparação da prova de uma forma diferente e por isso, ansiedade e estresse também serão vivenciados de maneiras distintas. No entanto, é preciso compreensão e respeito por parte dos próprios candidatos, amigos, e principalmente dos familiares.
Naturalmente, faz parte desse processo os estudantes se sentirem mais ansiosos. O que os profissionais chamam atenção é sobre o nível de intensidade e duração dessa ansiedade, que poderá dificultar os estudos e o próprio desenvolvimento da prova. Nestes casos, se faz necessário a ajuda de profissionais como psicólogo e/ou outras redes de apoio profissional.
“A prova do Enem pode mexer intensamente com as emoções dos candidatos e gerar ansiedade. É importante nesses momentos que o candidato encontre formas saudáveis de superar esses desafios e, assim, manter o equilíbrio emocional para se dedicar ao momento da prova. Rotina intensa de estudos nas semanas que antecedem o Enem, pode influenciar para um desgaste emocional e como consequência, perca de sono, má alimentação, ou seja, gerar fatores que atrapalhem o desenvolvimento positivo da prova”, explicou a professora do UniFavip Wyden e psicóloga, Jéssia Guedes.
Já no momento da prova, por exemplo, há algumas dicas que parecem ser muito simples, no entanto, podem ajudar na concentração e amenizar ansiedade dos candidatos. Como por exemplo, se o participante ficar muito nervoso na hora da prova, é importante que ele faça uma pausa para ir ao banheiro, ou faça uma respiração consciente e se mantenha hidratado.
Nesse momento, também é aconselhavél que os candidatos levem um lanche leve e saboroso, já que estamos falando de uma maratona de cinco horas de prova.
DRIBLANDO O NERVOSISMO
A estudante Emily Gabrielle de Oliveira, da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, quer cursar Fisiotepia. Ela contou que procurou fazer a revisão dos conteúdos exigidos na primeira etapa do Enem e redações das edições anteriores, mas tudo com calma.
"Nestes últimos dias, procurei descansar mais, até porque essa é uma prova cansativa. Nada do que eu for fazer agora vai mudar ou melhorar, então é tentar ficar tranquila e sem muita atenção em estudo. Minha expetativa com a redação, espero que seja um tema que eu consiga desenvolver bem para poder tirar uma boa nota", afirmou Emily.
Para o aluno Erik Santos, de 17 anos, o primeiro dia do Enem tem um peso maior por causa do curso que ele pretende fazer, Design, mas tem tentado levar a rotina sem pressão. "Sinceramente, a redação é o que mais me tranquiliza e sinto um maior preparo, mas vou tentar dar o meu melhor para conseguir uma boa pontuação em sua totalidade. Não é o momento de negatividade e culpa, isso não vai ajudar em nada. Com isso, o melhor a se fazer é realmente revisar aquilo que você já tem domínio e tentar fazer um bom vestibular com a bagagem que você adquiriu ao decorrer do ano", afimou o estudante da ETE Miguel Batista.
O estudante Francisco Estevão, do Colégio Saber Viver, também aproveitou estes últimos dias para revisar conteúdos e se preparar psicologicamente para iniciar a maratona de provas. "Minha expectativa para este primero dia é de muito aprendizado e experiência para me acostumar com o estilo de prova e o tempo de responder as questões", disse o aluno.
Assim como Fransico, a aluna Letícia Soares, também vai fazer o exame como "treineiro do Enem". E mesmo a nota valendo apenas para autoavaliação, isso não impede o nervosismo para o primeiro dia de prova.
"Nestes últimos dias a rotina foi um pouco puxada porque mesmo sendo treineiro, eu queria realmente sentir como é essa experiência de fazer o Enem, então estou estudando bastante. Minha expectativa para o primeiro dia é tirar uma nota boa na redação e focar na prova de linguagens, porque acredito que alunos do 1º ano, assim como eu, podem responder muito bem", afirmou Letícia, que também é estudante do Colégio Saber Viver.
DICAS PARA OS DOIS DIAS DO ENEM
- Não se sobrecarregue nos estudos;
- Revise os conteúdos de forma moderada;
- Conheça as provas anteriores do Enem;
- Separe um tempo para o lazer;
- Pratique algum esporte ou atividade física;
- Tenha uma alimentação mais leve nas semanas que antecedem o Enem;
- Cuide do seu corpo - hidrate-se;
- Procure pensar nos seus pontos positivos e evite pensamentos negativos;
- Use a internet a seu favor;
- Durma bem;
- Procure pessoas de confiança para expor seus medos e receios;
- Busque ajuda profissional caso seja preciso.