Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
ProUni

Divulgação da segunda chamada do Prouni é adiada mais uma vez; confira a nova previsão

A primeira chamada ocorreu no dia 6 de fevereiro. De acordo com o MEC, a primeira edição de 2024 do Prouni recebeu a inscrição de 716.759 pessoas

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 29/02/2024 às 11:29 | Atualizado em 29/02/2024 às 15:56
Aqueles que foram pré-selecionados vão ter até o dia 12 de março para apresentarem os documentos na instituição de ensino superior. - © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada da oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), que estava prevista para ser divulgada na terça-feira (27), ainda não foi publicada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Secretaria de Educação Superior estão trabalhando para divulgar os resultados da segunda chamada do Prouni "o mais rápido possível".

A nova previsão era de que a lista fosse divulgada nesta quarta-feira (28), o que não ocorreu. Agora consta no Portal Único de Acesso que a divulgação deverá ocorrer nesta sexta-feira (1º). O órgão ainda não se pronunciou sobre o motivo do novo atraso. 

Leia Também

Os candidatos precisam ficar atentos, pois com a mudança na data de divulgação da lista da segunda chamada do Prouni, também houve alteração do prazo para a entrega dos documentos que comprovem as informações preenchidas na inscrição. Aqueles que foram pré-selecionados vão ter até o dia 12 de março para apresentarem os documentos na instituição de ensino superior. 

PRIMEIRA CHAMADA

A primeira chamada ocorreu no dia 6 de fevereiro. De acordo com o MEC, a primeira edição de 2024 do Prouni recebeu a inscrição de 716.759 pessoas.

Na primeira edição, são ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

Caso o candidato não seja selecionado nas duas chamadas, poderá manifestar interesse na lista de espera nos dias 14 e 15 de março.

SENADO CONVIDA MINISTRO PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS

Os senadores Alessandro Vieira (MDB/SE) e  Flávio Arns (PSB-PR) apresentaram dois requerimentos convidando o ministro da Educação, Camilo Santana, para prestar esclarecimentos sobre as ações da pasta e sobre os "problemas ocorridos no processo de divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada de 2024".

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou os textos na última terça-feira (27), mas até o momento o ministro da Educação não se pronunciou sobre os convites. O Sisu 2024 tem acumulado uma série de falhas em sua divulgação. 

A lista com os aprovados na primeira chamada regular estava prevista para ser disponibilizada no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior dia 30 de janeiro. Porém, houve uma divulgação equivocada dos resultados provisórios, que ficou publicada na página por 25 minutos até ser retirada do ar.

Mesmo diante das inúmeras cobranças dos candidatos ao longo do dia, a pasta só emitiu um posicionamento à noite, por volta das 20h, informando sobre a identificação de problemas técnicos no sistema e a necessidade de reiniciar os protocolos de homologação. Isso fez com que fez com que a divulgação dos resultados definitivos do Sisu ficassem para o dia 31 de janeiro.

No dia 2 de fevereiro, o MEC voltou a se pronunciar sobre o ocorrido reconhecendo que de fato houve uma divulgação equivocada dos resultados provisórios e que o caso estava sendo "rigorosamente apurado". Na ocasião, o órgão reforçou que "o sistema é seguro e os resultados oficiais não são modificados".

Na última semana o problema ocorreu com a divulgação da lista de espera, que neste ano poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

O MEC, por meio da Secretaria de Ensino Superior (SESU) e da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DIPES), orientou as universidades e os institutos federais a adiarem ou suspenderem a divulgação da lista de espera do Sisu 2024.

A relação dos candidatos aprovados para as vagas remanescentes estava liberada desde o dia 16 de fevereiro. No entanto, cerca de 20 instituições relataram inconsistências nas modalidades de inscrição, havendo necessidade de reprocessamento das listas.

As universidades federais da Bahia (UFBA), Rio Grande do Norte (UFRN), Minas Gerais (UFMG), Goiás (UFG), por exemplo, chegaram a emitir um comunicado no dia 21 de fevereiro, explicando que estavam aguardando o MEC enviar a lista de espera para iniciarem o cadastramento dos aprovados dentro das vagas.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também emitiu um comunicado informando que "foram identificados alguns problemas técnicos nos remanejamentos de acordo com a nova Lei de Cotas".

"Por isso, a UFRPE está verificando a Lista de Espera, de forma a encontrar essas inconsistências e gerar uma nova lista para novas convocações. Assim que houver novas informações e encaminhamentos, haverá divulgação nas nossas mídias sociais e canais de comunicação", finalizou a instituição.

Somente no dia 23 de fevereiro, o Ministério da Educação liberou a nova lista dos convocados para que as universidades e instituições federais reiniciassem o processo de divulgação dos nomes dos aprovados. 

*Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS