Vandalismo no Parque de Brennand: instituto do artista cobra poder público por maior segurança

Em nota, Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand lamenta depredação e pede providências
Felipe Vieira
Publicado em 20/04/2020 às 17:58
Pichação no Parque das Esculturas de Brennand. Foto: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM


 Felipe Vieira, da coluna Grande Recife

O absurdo e ultrajante caso da vandalização do Parque de Esculturas de Francisco Brennand, no Bairro do Recife, é uma ferida que, infelizmente, deverá ficar aberta por algum tempo. 

A coluna recebeu uma nota enviada pelo Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand, que reproduzimos na íntegra. Tem o título: “Patrimônios da cidade são patrimônios do povo”. Segue:

"É com profunda preocupação e tristeza que o Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand - IOCFB tomou conhecimento do mais recente ato de vandalismo ao Parque das Esculturas Francisco Brennand, amplamente divulgado pelos diversos veículos de comunicação. Infelizmente, não se trata de caso pontual.

Projetado a pedido da Prefeitura do Recife para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil, o Parque das Esculturas Francisco Brennand foi inaugurado em 2000 - com mais de 90 obras de Francisco Brennand, a maior parte delas doadas pelo artista - tornando-se um dos mais relevantes pontos turísticos da cidade. Desde sua inauguração, sofre recorrentemente com ações de vandalismo e falta de segurança.

A arte trabalha com o simbólico e a depredação das obras de um cartão postal de tamanha importância para Pernambuco é representativo de como nos apresentamos como sociedade.

É de extrema importância que as obras do Parque das Esculturas Francisco Brennand sejam rapidamente recuperadas e as melhorias na conservação e na segurança do espaço sejam implementadas, de fato, pelas autoridades competentes, contribuindo para evitar não somente novas ações de roubos e de depredação, mas, sobretudo, para garantir o acesso e o uso da população a um dos principais cartões postais do Recife".

Voltamos. A nota é encerrada com uma oportuníssima citação do próprio Brennand.

“Grandes cidades de todo o mundo sofrem com atos de vandalismo e não seria diferente no Recife. Mas nós precisamos tomar medidas para que não se destruam os patrimônios da cidade, pois são também patrimônios do povo.” (Francisco Brennand)

TAGS
grande recife Coluna felipe vieira
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory