A coluna recebeu uma nota enviada pelo Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand, que reproduzimos na íntegra. Tem o título: “Patrimônios da cidade são patrimônios do povo”. Segue:
"É com profunda preocupação e tristeza que o Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand - IOCFB tomou conhecimento do mais recente ato de vandalismo ao Parque das Esculturas Francisco Brennand, amplamente divulgado pelos diversos veículos de comunicação. Infelizmente, não se trata de caso pontual.
Projetado a pedido da Prefeitura do Recife para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil, o Parque das Esculturas Francisco Brennand foi inaugurado em 2000 - com mais de 90 obras de Francisco Brennand, a maior parte delas doadas pelo artista - tornando-se um dos mais relevantes pontos turísticos da cidade. Desde sua inauguração, sofre recorrentemente com ações de vandalismo e falta de segurança.
A arte trabalha com o simbólico e a depredação das obras de um cartão postal de tamanha importância para Pernambuco é representativo de como nos apresentamos como sociedade.
É de extrema importância que as obras do Parque das Esculturas Francisco Brennand sejam rapidamente recuperadas e as melhorias na conservação e na segurança do espaço sejam implementadas, de fato, pelas autoridades competentes, contribuindo para evitar não somente novas ações de roubos e de depredação, mas, sobretudo, para garantir o acesso e o uso da população a um dos principais cartões postais do Recife".
Voltamos. A nota é encerrada com uma oportuníssima citação do próprio Brennand.
“Grandes cidades de todo o mundo sofrem com atos de vandalismo e não seria diferente no Recife. Mas nós precisamos tomar medidas para que não se destruam os patrimônios da cidade, pois são também patrimônios do povo.” (Francisco Brennand)