A partir desta quinta-feira (29), uma ciclofaixa será implementada no bairro da Ilha do Retiro, Zona Oeste do Recife. Com isso, a circulação de veículos sofrerá algumas alterações, principalmente próximo ao Estádio Adelmar da Costa Carvalho, do Sport Club do Recife.
De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a Avenida Beira Rio passará a ser mão única para o Derby, no trecho que vai da Rua Doutor Joaquim dos Santos até a Rua Benfica, enquanto a Rua Prefeito Lima de Castro e a Rua Joaquim dos Santos se tornarão mão única no sentido inverso. A Rua Hisbelo Campos, também será sentido único, havendo um disciplinamento de estacionamento nesta via. Agentes de trânsito da CTTU permanecerão orientando os motoristas nas localidades durante o período de uma semana.
Como o túnel tem agora sentido único para o Derby, quem sair da Avenida Beira Rio para a Ilha do Leite precisa fazer um contorno maior, girando à esquerda após o túnel e seguindo pela Avenida Sport Clube do Recife no sentido da BR-232, onde irá girar à direita nas Ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro e voltar à Avenida Sport Clube do Recife no sentido da Avenida Agamenon Magalhães.
Quem trafega pela Avenida Abdias de Carvalho no sentido Joana Bezerra não pode mais entrar direto pela Avenida Beira Rio, devendo entrar antes, na Avenida Prefeito Lima de Castro.
"A principal mudança acontece na implantação do binário, entre a Avenida Beira Rio e a Rua Prefeito Lima de Castro. Os veículos que vem oriundos da Abdias de Carvalho e que vão em direção de Boa Viagem ou Joana Bezerra deverão entrar na Rua Prefeito Lima de Castro, que é essa rua lateral ao estádio do Sport, essa rua se tornou sentido único de circulação. Para quem vem de Joana Bezerra e Boa Viagem e utiliza a Avenida Beira Rio não mudou nada", explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU.
A nova ciclofaixa, segundo informações da Prefeitura do Recife, tem extensão de 4,5 quilômetros, e passa pela Rua dos Coelhos, Ponte Joaquim Cardoso, Avenida Beira Rio, Avenida Desembargador Guerra Barreto, Ponte Gregório Bezerra, Rua Doutor Joaquim dos Santos, Avenida Prefeito Lima de Castro, Praça da Bandeira, Rua Benfica, Avenida Desembargador Otílio Neiva, Avenida Agostinho Gomes, Avenida Central, Rua Urubici e Rua Ibiporã. O equipamento permitirá a conexão dos bairros dos Coelhos, Coque, Ilha de Joana Bezerra, Ilha do Retiro e Madalena com a Zona 30 da Ilha do Leite, que se conecta com outras ciclofaixas do Centro do Recife.
A ciclofaixa também une outros locais denominados de "pólos de interesse", como o Fórum Rodolfo Aureliano e o Terminal de Integração Joana Bezerra, possibilitando a intermodalidade de transportes para os usuários da estação.
Com a entrega, a cidade do Recife passa a ter cerca de 57 km interligados por ciclofaixas entre o Centro e a Zona Norte do Recife. Atualmente, a capital do Estado conta com 140 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
Além da ciclofaixa, a CTTU também implantou novas faixas de pedestres, com o objetivo de facilitar a locomoção de quem realiza o trajeto a pé, além de possibilitar maior segurança. "A grande melhoria aconteceu para o pedestre, que não tinha oportunidade de travessia. Implantamos novas faixas de pedestres, não só na Avenida Beira Rio, mas também na Rua Prefeito Lima de Castro", pontuou Taciana.