No Dia Mundial Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste domingo (2), um ônibus da empresa Conorte foi todo grafitado pelo artista Rafa Mattos, com mensagens de respeito, amor e inclusão.
O veículo coletivo também se transformou em uma galeria, com obras dos artistas autistas Lucas Morais e Diogo Bruno Calife, em exposição intitulada de “Todos Juntos por Mais Conhecimento e Menos Preconceito”.
A partir desta segunda-feira (3), o ônibus da Conorte vai circular durante dois meses pela Região Metropolitana do Recife para chamar a atenção da população sobre o respeito e inclusão das pessoas com TEA. Nesta semana, ele estará fazendo a linha 1909 - TI Pelopidas/ TI Joana Bezerra, circulando por corredores da PE-15 e Avenida Agamenon Magalhães.
A ação realizada pela manhã, no Marco Zero, no bairro do Recife, contou com a participação de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que também deixaram suas mensagens grafitadas tanto na parte externa, quanto dentro do ônibus.
“Eu achei muito bacana unir o desenho das crianças autistas com a minha arte para criar o novo layout desse ônibus. Para mim, o ônibus transporta várias causas e esse terá a finalidade de divulgar para a população que é preciso ter mais respeito aos autistas.”, disse Rafa Mattos.
-
DIA DO AUTISMO: Veja FRASES inspiradoras de CONSCIENTIZAÇÃO sobre AUTISMO -
DIA DO AUTISMO: Raquel Lyra lança ações para garantir direitos e visibilidade à população com autismo -
DIA DO AUTISMO: saiba a importância de entender o que é o Transtorno do Espectro Autista e como tratamentos podem ajudar as pessoas
O rabisco dos desenhos era a linguagem usada por Lucas Morais, aos 4 anos de idade, para expressar gostos e sentimentos. Com o passar dos anos, os primeiros traços ganharam formas, cores e se transformaram em belíssimas telas.
Sabendo das peculiaridades do filho, que é autista, Rita Morais sempre incentivou Lucas nesse processo de desenvolvimento e a arte foi fundamental nas relações sociais do jovem.
Atualmente, Lucas tem 24 anos e ganha dinheiro com a venda dos quadros que pinta. “Não foi fácil. Todos os dias um aprendizado novo para ele e pra mim. Tudo o que fiz e faço vale a pena! É gratificante vê-lo pintando, expondo e ganhando o próprio dinheiro.”, disse Rita orgulhosa do filho.
A equipe multidisciplinar da Associação Afeto, responsável pela ação, e representantes da Defensoria Pública estiveram à disposição do público para esclarecer dúvidas sobre o Transtorno do Espectro Autista, além dos direitos dos autistas de acordo com a legislação.