TEA

Deputado propõe distribuição de abafadores de som para alunos no espectro autista em Pernambuco

Deputado diz que sons e ruídos podem gerar incômodo, estresse e irritação em crianças com sensibilidade auditiva

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 17/08/2023 às 11:14
Notícia
X

Um projeto apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Romero Albuquerque (União Brasil) sugere que crianças do espectro autista matriculadas na rede estadual de ensino recebam, gratuitamente, abafadores de ruídos.

Como justificativa, o deputado diz que sons e ruídos podem gerar incômodo, estresse e irritação em crianças com sensibilidade auditiva, como aquelas inseridas no espectro autista.

O projeto de lei de número 997/2023 diz que as escolas deverão ser responsáveis por identificar as crianças com essa condição auditiva e fornecer os abafadores de acordo com as necessidades individuais de cada aluno, contando com o auxílio de profissionais como fonoaudiólogos e psicólogos para realizar essa identificação.

"O fornecimento dos abafadores de som será realizado com recursos oriundos do orçamento estadual destinados à educação, garantindo-se verbas específicas para aquisição e manutenção dos equipamentos necessários para a implementação do programa", diz o texto, reforçando que o projeto deverá abranger todas as etapas da educação.

"A distribuição desses abafadores, devidamente certificados e adaptados às necessidades das crianças, proporcionará um ambiente mais acolhedor e inclusivo. A redução dos estímulos sonoros excessivos permitirá que as crianças se concentrem melhor nas atividades escolares, estimulando seu aprendizado e bem-estar emocional”, diz a justificativa.

"A implementação desse programa contribuirá para a conscientização e sensibilização de toda a comunidade escolar em relação às necessidades específicas dessas crianças, fomentando uma cultura de respeito e inclusão”, afirmou o parlamentar.

Tags

Autor