suposto racismo

Declaração de Lula sobre jovem negra e "batuque de tambor" gera reações e debate sobre racismo; entenda

Fala de Lula foi racista? Veja o discurso do presidente sobre jovem premiada internacionalmente e confira os posicionamentos

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 04/02/2024 às 14:36
Notícia
X

Um trecho de um discurso do presidente Lula durante um evento na sede da Wolkswagen, em São Paulo, na última sexta-feira (2), está gerando reações controversas entre aliados e adversários. Na ocasião, o petista relacionou uma jovem negra premiada internacionalmente a "batuques de tambor". Opositores afirmam que a declaração foi racista.

"Essa menina bonita que está aqui, eu estava perguntando: o que faz essa moça sentada, que eu não ouvi ninguém falar o nome dela? Falei: ‘É cantora? Vai cantar?’. Não, não vai ter música. ‘Então, vai batucar alguma coisa? Porque uma afrodescendente assim gosta do batuque de um tambor.’ Também não é. ‘Nossa, então é namorada de alguém?’. Também não é. O que que é essa moça? Essa moça foi premiada o ano que vem como a mais importante aprendiz dessa empresa [Volkswagen] e ganhou um prêmio na Alemanha. É isso que nós queremos fazer para as pessoas neste país", disse Lula.

"Eu vou lhe contar uma coisa. Nós, anunciamos essa semana, uma política para o Ensino Médio. Nós criamos uma poupança para os alunos do Ensino Médio. [Em seguida Lula explica como funcionará este programa; depois ele continua falando sobre o jovem de baixa renda que consegue se formar no Ensino Médio]. Aí ele [o aluno formado] vai começar a sonhar em construir uma carreira e continuar estudando", acrescentou.

"Aí tem muita gente que falou para mim 'Mas, Lula, você está gastando dinheiro, está gastando dinheiro..." Não, gastando não. Estou investindo. Eu vou gastar dinheiro quando esse jovem que não está estudando for para o crime organizado ou ir para o CAC ou ir para a cocaína ou ir para o crime organizado e virar bandido... Aí eu vou gastar fazendo cadeia. Vou gastar prendendo ele. Então é preciso gastar com educação para que, neste país, não nasçam pessoas com a possibilidade de virar bandido. Porque eu quero que milhares de jovens tenham a mesma possibilidade que essa jovem teve e que muitos de vocês [dirigindo-se à plateia] tiveram", completou Lula.

Lula: fala racista?

O presidente Lula não se manifestou publicamente sobre a repercussão de sua fala. Porém, na mesma sexta-feira, à noite, ele foi às redes sociais fazer uma provocação:

"Uma coisa para quem é progressista. Ao invés de discutir entre nós, a gente está indo para a periferia para conversar com as pessoas enganadas pelo bolsonarismo? A gente está indo conversar com as pessoas enganadas pelas fake news e pela desinformação ou está só brigando entre nós?", escreveu o petista.

Opositores afirmam que a frase do presidente enveredou para o racismo, e que os aliados estariam silenciando a problemática. O senador Flávio Bolsonaro disse que Lula preferiu expor uma visão preconceituosa ao invés de prestigiar a jovem.

Tags

Autor